O cinema de Salomé Lamas, Susana Nobre, Welket Bungué e Pedro Costa no Porto/Post/Doc

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 18 out 2021 (Lusa) -- O Porto/Post/Doc regressa em novembro com 22 filmes produzidos em Portugal ou de expressão portuguesa, com destaque para cineastas como Salomé Lamas, Susana Nobre e Welket Bungué e um espetáculo interdisciplinar de Pedro Costa e Músicos do Tejo.

É ainda antes do arranque oficial do festival, marcado para 20 de novembro, que chega ao Porto o espetáculo interdisciplinar "As Filhas do Fogo", do realizador Pedro Costa e dos Músicos do Tejo, "onde se retrata a fuga de três jovens irmãs de uma erupção devastadora do vulcão Fogo em Cabo Verde".

"Entre o teatro, o cinema, a performance e o musical, o cineasta e o coletivo de música barroca reinventam um espetáculo que percorre os dias e as noites, a miséria, a escuridão dos becos, e a vida invisível de tantos migrantes", a 30 de outubro, no Coliseu do Porto, adianta hoje a organização em comunicado.

"Mais de um ano volvido desde o aparecimento da pandemia [de covid-19], o tema central para a edição de 2021 segue o repto 'Ideias para Adiar o Fim do Mundo'", inspirado num livro do ambientalista indígena brasileiro Ailton Krenak, para abordar questões sobre ambiente, política e consumo, tinha já sido revelado em julho.

Entre as novidades hoje anunciadas está o mais recente trabalho de Susana Nobre, "No Táxi do Jack", "um 'road-movie' sobre as condições do trabalho em Portugal, conduzido pelo sexagenário Joaquim Calçada, um ex-emigrante perto da reforma que se vê obrigado a cumprir as regras e burocracias exigidas pelo centro de emprego, para usufruir do subsídio".

Salomé Lamas "volta a explorar o tema do contacto humano e da nossa convivência" em "Hotel Royal", enquanto Welket Bungué apresenta, em "Mudança", uma "conversa-análise" com a deputada independente Joacine Katar Moreira "em torno da essência dos seus trabalhos" que deixa "sinais de uma revolução iminente".

Na mesma secção, o argentino Matías Piñeiro e o galego Lois Patiño trazem, em estreia nacional, "Sycorax", um filme rodado nos Açores que parte de "A Tempestade", de William Shakespeare.

Destaque também para o regresso do brasileiro Eryk Rocha, com "Edna", uma "narrativa híbrida" que parte do diário da protagonista "e reencena os fantasmas do colonialismo (passado e presente)".

Há ainda espaço para "Distopia", de Tiago Afonso, "Sortes", de Mónica Martins Nunes, "Madalena", de Madiano Marcheti, "Transviar", de Maíra Tristão, e a "Última Floresta", de Luiz Bolognesi.

Além das novidades anunciadas hoje, o festival tinha já revelado que irá abrir com a exibição de uma cópia restaurada do filme mudo "Maria do Mar", de Leitão de Barros, acompanhada pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, com direção musical de Vasco Pearce de Azevedo, a partir de uma partitura original escrita por Bernardo Sassetti para este filme.

O cartaz tem também, por exemplo, "Who we were", de Marc Bauder, exibido este ano no Festival Internacional de Cinema de Berlim, com a participação de intelectuais e investigadores sobre ciência e o futuro, o premiado "Amanhã", de Cyril Dion e Mélanie Laurent, e "Nuestra voz de tierra, memoria y futuro", filme de 1981 da antropóloga colombiana Marta Rodríguez e do marido, o fotógrafo Jorge Silva.

A oitava edição do Porto/Post/Doc está marcada para os dias 20 a 30 de novembro, nas salas do Teatro Municipal do Porto, do Cinema Passos Manuel e do Coliseu, na Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

À semelhança do que aconteceu em 2020, em contexto de pandemia, o festival contará com uma extensão 'online', com grande parte dos filmes selecionados.

A programação poderá ser consultada em portopostdoc.com.

ILYD (SS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.