Ciclo Close-Up em Famalicão com edição dedicada à Comunidade

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Famalicão, Braga, 27 set 2021 (Lusa) -- A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão vai receber, entre 16 e 23 de outubro, a sexta edição do ciclo Close-Up, dedicada ao tema da Comunidade, que vai incluir dois filmes-concertos, anunciou hoje aquela instituição.

A abrir o Close-Up vai estar um filme-concerto dos Sensible Soccers, que vão apresentar a sua banda sonora para "Douro, Faina Fluvial" e "O Pintor e a Cidade", de Manoel de Oliveira, na base de um álbum que a banda vai lançar no dia 01 de outubro.

Na outra ponta do programa, no dia 23, vai estar Filipe Raposo com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a fazer a banda sonora de "Metropolis", de Fritz Lang.

"São de comunidades que se preencherão as Paisagens Temáticas, ficção e documentário, olhares sobre Portugal nas primeiras vivências em democracia: Manuela Serra e a comunidade de Lanheses em 'O Movimento das Coisas', as cooperativas do Ribatejo em 'Prazer, Camaradas', ou a estreia de 'Operário Amador', as origens de uma companhia de teatro, fundada por um grupo de operários têxteis, na agora vila de Joane", pode ler-se em comunicado divulgado pela Casa das Artes.

Famalicão vai ainda receber obras como "Surdina", de Rodrigo Areias, "A Nossa Terra, o Nosso Altar", de André Guiomar, "Crash", de David Cronenberg, "Minari", de Lee Isaac Chung, e "66 Cinemas", de Philipp Hartmann.

No campo das "Histórias do Cinema", o ciclo vai visitar o cinema de Wong Kar-wai e de Hong Sang-soo, exibindo trabalhos como "O Filme de Oki", "Dias Selvagens" e "Chungking Express", entre outros.

O Close-Up inclui ainda espaço para a exibição de filmes do luso-suíço Basil da Cunha, que dará uma 'masterclass' no dia 22.

Adicionalmente, vai haver também programação dedicada ao público infanto-juvenil e famílias em geral, para além de sessões nos agrupamentos de escolas do concelho.

TDI // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.