Sistema de uso partilhado de bicicletas arranca em Vila do Conde

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila do Conde, 05 jun (Lusa) - O sistema de bicicletas públicas de uso partilhado arrancou hoje em Vila do Conde, com o projeto "BiConde" disponível à população em 10 pontos estratégicos, permitindo a habitantes e turistas circularem de forma ecológica e económica.

Neste primeiro dia, e após a realizou da cerimónia de apresentação pública do projeto, mais de meia centena de pessoas, incluindo a presidente de Câmara Elisa Ferraz, foram convidadas a fazer passeio inaugural das bicicletas, que levou o grupo do centro da cidade até à marginal de Caxinas.

Na data em que também se comemora o Dia Mundial do Ambiente, a autarca, que recebeu o cartão de utilização número 1 deste serviço, destacou vários fatores que levaram à introdução do sistema de bicicletas de uso partilhado em Vila do Conde.

"Promovemos a proteção ambiental criando hábitos de deslocação que podem contribuir para menos gastos de combustível, gases poluidores, e constrangimentos de trânsito. Simultaneamente, associamo-nos a hábitos de vida saudáveis que cada vez mais estão entranhados na população", afirmou a presidente da Câmara.

Elisa Ferraz mostrou-se convicta que este serviço vai despertar "uma reação muito interessante nos vila-condenses" e considerou que será mais um trunfo na estratégia turística da cidade.

"Vamos colocar junto da estação de metro um dos postos de acesso e temos outros espalhados estrategicamente pela cidade, dando a possibilidade aos turistas de terem um fácil acesso a este serviço e um forma cómoda e saudável para visitar a cidade", vincou.

Também nesta cerimónia de inauguração do projeto "BiConde" esteve o ex-ciclista profissional vila-condense José Azevedo, que se declarou agradado pela promoção da bicicleta na sua cidade natal.

"Devido ao meu percurso de vida, de estar em várias cidades pelo mundo, vi em algumas este sistema e sempre achei interessante. Vê-lo na minha cidade agrada-me muito. É um meio de transporte fácil e de baixo custo, e, quem sabe, com este projeto estamos a despertar o gosto de mais jovens vila-condenses para a modalidade do ciclismo", afirmou o ex-atleta, que passou pelas melhores equipas do mundo.

A implementação do projeto "BiConde" em Vila do Conde teve um custo aproximado de 100 mil euros que, na sua maioria, foi sustentado por empresas parceiras da Câmara Municipal local.

Nesta primeira fase, estão disponíveis 60 bicicletas, distribuídas por 10 postos espalhados pela cidade.

Para beneficiar do serviço, os cidadãos terão de adquirir um cartão de utilização ocasional, que tem um custo de dois euros por hora, ou um cartão de utilização frequente (anual e renovável) que terá um custo de emissão de cinco euros, aos quais acrescem outros cinco para a realização de um seguro.

Para os utentes frequentes, o tempo de utilização permitido será de duas horas, com a primeira hora gratuita e a segunda com um custo de 0,50 euros por cada 15 minutos adicionais.

O serviço será gerido pela Polícia Municipal e Serviços de Trânsito e cada bicicleta terá um 'chip' de localização. Na inscrição de cada utilizador e nos espaços e lojas onde estarão à venda os cartões de utilização serão explicados todos os mecanismos do serviço e entregue um mapa com os pontos de levantamento e entrega das bicicletas.

JPYG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Dois feridos graves em acidente na A4 em Vila Real

Dois feridos graves é o resultado de uma colisão que está a causar constrangimentos ao quilómetro 113 da Autoestrada 4 (A4), na zona do Pópulo, Alijó, disse fonte dos bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.

Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos 

O Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos, tendo atingido, em 2023, um tráfego médio de 13.778 viaturas e uma receita de 13,4 milhões de euros, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.