"Encontros da Imagem" com epicentro em Braga reúnem 47 exposições de fotografia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 16 set 2021 (Lusa) - A 31.ª edição dos Encontros da Imagem vai decorrer a partir de sexta-feira até 31 de outubro, em 25 espaços dos concelhos de Braga, Porto, Guimarães, Barcelos e Avintes, anunciou hoje a organização.

O certame contará com 47 exposições de fotografia, envolvendo a participação de 64 fotógrafos.

Braga é o epicentro dos Encontros, com um total de 14 espaços e 36 exposições.

A edição deste ano tem como tema "Génesis 2:1", que a organização considera enquadrar-se "perfeitamente" nos tempos atuais de crise pandémica e na "confusão e caos" dela decorrentes.

Nesta 31.ª edição, os Encontros da Imagem dão continuidade ao projeto Memórias da Cidade, retomado em 2020, depois de muitos anos de interrupção.

O principal objetivo é a construção de um espólio fotográfico e a contribuição para a perpetuação de uma memória coletiva da cidade de Braga.

Para o efeito, a direção do festival convidou os fotógrafos Lara Jacinto (Porto) e Fábio Cunha (Lisboa), para, no âmbito de duas residências artísticas em Braga, construírem um corpo de trabalho novo, com visões distintas sobre uma cidade ainda a viver tempos de pandemia.

A visão e as imagens apresentadas por Fábio Cunha e Lara Jacinto podem ser vistas no Museu D. Diogo de Sousa.

Além das exposições de fotografia, os Encontros da Imagem contemplam várias atividades paralelas, como duas residências artísticas e três "open calls", no âmbito das quais serão atribuídos outros tantos prémios, designadamente o Prémio Descoberta, para jovens fotógrafos, o Prémio Emergentes, para fotógrafos com projetos já mais consistentes, e o Prémio EI.Book, para a edição de livros de autor.

Leitura crítica de portefólios, com a participação de um júri composto por 16 personalidades que avaliam os projetos fotográficos de 60 fotógrafos internacionais, é outra das atividades, a par de conferências, visitas guiadas às exposições e ciclos de cinema, com a projeção de 13 filmes "de culto".

VCP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.