Info

Fernando Pimenta apura-se diretamente para a final dos mundiais em K1 1.000

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Copenhaga, 16 set 2021 (Lusa) - O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje diretamente para a final da prova de K1 1.000 metros dos mundiais de canoagem, enquanto Teresa Portela vai às meias-finais de K1 200 em Copenhaga.

Com uma só vaga a garantir o acesso imediato à regata das medalhas, Pimenta liderou do primeiro ao último metro, resistindo à pressão final do alemão Martin Hiller.

O limiano medalha de bronze em Tóquio2020 completou a prova em 3.38,52 minutos, batendo o germânico por 1,22 segundos e o dinamarquês René Poulsen por 6,34.

Na eliminatória anterior, o campeão olímpico, o alemão Balint Kopasz venceu em 3.46,13, enquanto o bielorrusso Aleh Yurenia se impôs na terceira série, em 3.35,45.

Com três vagas disponíveis para a final, Teresa Portela não largou bem e levou o seu K1 200 ao quarto lugar, pelo que às 13:00 (horas de Lisboa) vai disputar, novamente, o acesso à regata das medalhas.

A Maria Rei e Francisca Laia só a vitória interessava em K1 200, porém a tripulação lusa foi sexta, pelo que às 15:25 também vai às meias-finais, nas quais espera ser bem-sucedida: antes, iniciam o seu desempenho em K2 500.

Esta tarde estreia-se igualmente o K4 500, oitavo em Tóquio2020, e que se apresenta remodelado, com João Ribeiro e Messias Baptista a competir ao lado de Kevin Santos e Ruben Boas, que substituem Emanuel Silva e David Varela, que solicitaram dispensa da competição.

Na canoagem adaptada, Alex Santos, quinto nos Jogos Paralímpicos de Tóquio2020, avançou direto para a final de sábado (09:20), com o terceiro tempo, em 52,86 segundos, a 5,44 do brasileiro Luís Silva, que se superiorizou ao húngaro Robert Suba por 1.34.

Norberto Mourão, vice-campeão do mundo em título, campeão da Europa e medalha de bronze em VL2 200 nos Jogos Paralímpicos, compete hoje às 15:10.

Hoje estreiam-se sete das 13 tripulações que Portugal apresenta nos mundiais de Copenhaga, que decorrem até domingo.

RBA // AJO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Ginasta Filipa Martins com inédito sétimo lugar no 'all around' dos Mundiais

A portuguesa Filipa Martins conseguiu hoje a melhor classificação de sempre da ginástica artística lusa, ao terminar na sétima posição, e com um diploma, o concurso completo dos Mundiais da modalidade, que decorrem no Japão. Em declarações ao Porto Canal, a ginasta confessou que "é sempre muito bom fazer algo histórico para Portugal".

Rodrigo Seabra vai representar Portugal nas Finais Mundiais Iame, em Adria, Itália

Rodrigo Seabra irá representar Portugal nas Finais Mundiais Iame, em Adria, Itália, nos próximos dias 18 a 23 de Outubro, depois de um período de interregno de mais de um mês, onde o piloto terminou a série do Campeonato Europeu Iame, com um brilhante 6 lugar.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.