Candidato PSD contra desmantelamento da Saúde no Nordeste

| Norte
Porto Canal / Agências

Nordeste, 26 jun (Lusa) -- O atual vice presidente da Câmara Municipal do Nordeste, nos Açores, Rogério Frias (PSD) candidata-se à liderança da autarquia pela primeira vez, prometendo lutar contra o desmantelamento do Centro de Saúde e o esvaziamento do concelho.

"Contam comigo para defender acerrimamente o nosso Centro de Saúde e uma política de Saúde de proximidade das populações. Com um Centro de Saúde que se quer avançado, com as urgências em regime de permanência", afirmou o social-democrata Rogério Frias, no discurso de apresentação da sua candidatura à Câmara do Nordeste nas eleições autárquicas de 29 de setembro.

Criticando duramente a proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde apresentado pelo Governo dos Açores, Rogério Frias referiu que não está disponível para "desmantelar o que tanto custou a criar" e que não permitirá "tal afronta" num concelho tradicionalmente social-democrata.

Na freguesia da Fazenda do Nordeste, o candidato social-democrata, natural da Terceira, mas residente há vários anos no Nordeste, reconheceu que o atual presidente, José Carlos Carreiro (PSD), muito fez pelo concelho nos seus mandatos, mas admitiu que não está satisfeito e quer fazer ainda mais.

"Como candidato à Câmara Municipal tenho pela frente uma tarefa árdua, mas aliciante. O bom nome do concelho tem de estar na linha da frente. Há quem de forma mesquinha, só para aproveitamento pessoal, se compraz em denegrir a imagem do concelho apenas para dividendos políticos e partidários", referiu o candidato social democrata, acrescentando que os interesses dos nordestenses são inegociáveis.

Prometeu uma gestão "criteriosa", empenhar-se no relançamento da economia local, contribuir para a criação de empregos de longa duração e aproveitar parte dos 11 milhões de euros que caberá ao Nordeste no próximo quadro comunitário de apoio para avançar com a obra na zona balnear da Foz da Ribeira.

"Uma Câmara liderada por mim vai utilizar a sua quota do novo quadro comunitário de apoio para avançar com a obra tão ansiada pelos nordestenses", afirmou Rogério Frias, recordando que o antigo presidente do Governo Regional, o socialista Carlos César, tinham prometido fazer a obra, mas não chegou a cumprir.

O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas manifestou esperança na vitória da equipa social-democrata candidata ao Nordeste, acrescentando que Rogério Frias será "um líder que vai sempre ser a voz dos seus concidadãos".

"Eu tenho a certeza que os nordestenses vão sempre contar com a sua voz ao seu lado. Felizmente podem contar com isso, porque se não teriam de contar com a voz do Governo, que faz apenas os favores ao partido socialista", disse Duarte Freitas.

O líder social-democrata afirmou conhecer o candidato adversário, o deputado socialista Carlos Mendonça, alegando já o ter visto "várias vezes a calar aquilo que são os interesses do Nordeste para poder satisfazer os interesses do PS e do Governo Regional".

O atual presidente da Câmara do Nordeste, José Carlos Carreiro, será o candidato do PSD à presidência da Assembleia Municipal, após cinco mandatos consecutivos à frente da autarquia inserida num concelho que comemora 500 anos em 2014.

RME // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Trabalhadores de fábrica em Viana do Castelo em greve

Os trabalhadores da empresa DS Smith, em greve desde sábado, acusaram esta segunda-feira a administração de, com a ajuda da GNR, deixar entrar na fábrica de Viana do Castelo trabalhadores externos sem estarem garantidas condições de segurança.