Porto, Braga e Vila Real entre os distritos do continente sob aviso laranja devido à previsão de trovoada

Porto, Braga e Vila Real entre os distritos do continente sob aviso laranja devido à previsão de trovoada
| Norte
Porto Canal com Lusa

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja prevendo-se um aumento gradual da instabilidade atmosférica com possibilidade de de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

s distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga vão estar com aviso laranja até às 09:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 21:00.

O IPMA colocou também os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, podendo ser de granizo, até às 21:00 de hoje.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA informou na terça-feira em comunicado que a instabilidade atmosférica que vai causar aguaceiros, trovoada e granizo em Portugal Continental deve-se à aproximação ao território do continente durante o dia de hoje de uma "depressão isolada em altitude".

"Será nesse dia [hoje] que os efeitos da depressão serão mais sentidos, com um aumento gradual da instabilidade atmosférica ao longo do dia, começando logo de madrugada a manifestar-se através da ocorrência de aguaceiros", refere o IPMA em comunicado.

Ao longo do dia estão previstos mais aguaceiros que poderão ser por vezes fortes no interior Norte e Centro, durante a tarde, período no qual há condições mais favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, não sendo de excluir, no entanto, que estes possam ocorrer ainda durante o período da manhã.

"Associado à trovoada, estarão reunidas as condições atmosféricas para a formação de rajadas convectivas, que poderão ser localmente fortes e sem rumo definido", é referido na nota.

O IPMA indica que a "circulação atmosférica geral originada pela depressão será do quadrante oeste, trazendo uma massa de ar de características marítimas e com elevado conteúdo em vapor de água, ficando a atmosfera com água precipitável disponível para se originarem precipitações que podem ser significativas".

Esta situação aliada, de acordo com o IPMA, "pode originar células convectivas em movimento igualmente lento, potenciando o perigo de acumulação de precipitação em quantidades elevadas".

Por isso, o IPMA recomenda para os distritos sob aviso as devidas precauções no que diz respeito a efeitos devido a danos por granizo, precipitação forte e ventos fortes durante o dia de hoje.

Na quinta-feira, a influência desta depressão ainda será sentida, mas com muito menor intensidade relativamente aos fenómenos meteorológicos e aos seus impactos, não prevendo o IPMA a emissão de avisos.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.