Objectos de design em feltro feitos por ex-alcoólicos com loja em S. João da Madeira

| Norte
Porto Canal / Agências

S. João da Madeira, 03 jun (Lusa) - A Oliva Creative Factory, de S. João da Madeira, inaugura na sexta-feira a primeira loja da marca "Feltrando", onde se irão vender objetos de 'design' concebidos por uma escultora e depois executados por ex-alcoólicos, em edições limitadas.

Funcionando simultaneamente como ateliê de produção, a nova loja é o culminar de um projeto de empreendedorismo social que em 2013 já venceu o Oliva Rewind Award, ao destacar-se entre outras propostas empresariais pela sua componente de reinserção profissional e pela incorporação de resíduos de feltro em acessórios de moda, mobiliário e utilitários.

Filomena Almeida é a escultora que assina o desenho inicial das criações "Feltrando" e explicou à Lusa: "Partimos da tradição das sacas de feltro que as mulheres da cidade faziam com os desperdícios das fábricas de chapelaria, nos anos 40 e 50, e decidimos recuperar esse conceito criando agora objetos de 'design' com sentido de moda, como acessórios, bolsas de senhora, capas de iPad e móveis antigos reinventados".

A matéria-prima provém da única empresa de S. João da Madeira que continua a fabricar chapéus na atualidade - a Fepsa, líder mundial na produção de feltro de qualidade superior - e a conceção prática das peças é assegurada, "sempre artesanalmente", por dois ex-alcoólicos recrutados para a "Feltrando" ao abrigo de contratos Emprego-Inserção.

"Este projeto começou como terapia ocupacional e, em cerca de dois anos, deve ter envolvido cerca de 20 pessoas", revela Branca Correia, diretora técnica do "Trilho", a valência da Misericórdia local dedicada a toxicodependências e casos de SIDA. "Depois perdemos o financiamento, mas estes colaboradores mantiveram-se ligados ao projeto como voluntários e, a certa altura, percebemos que podíamos ter aqui uma mais-valia em termos de profissionalização", acrescenta.

O inicial trabalho terapêutico em gesso, latão e madeiras foi então superado pelo potencial empresarial dos restos de feltro, para efeitos de Design Sustentável e do chamado Redesign. "Percebemos que podíamos simultaneamente recuperar pessoas, recuperar tradições e recuperar mobiliário, tudo graças a um resíduo industrial que mantém as qualidades da matéria-prima original de que é retirado", sintetiza Branca Correia.

Quanto ao preço das peças da "Feltrando", a diretora técnica do "Trilho" admite que esse "pode ser considerado pouco acessível" por alguns consumidores, mas garante que cada artigo da marca "dá ao cliente a garantia de ter um produto manufacturado, de que só há, no máximo, dois ou três exemplares iguais".

Amadeu Lopes é um dos artesãos que assegura essa exclusividade e, aos 46 anos, admite que a troca do álcool pelo feltro tem valido a pena. "Sinto-me com mais saúde e, pela minha parte, vou contribuir no que puder para que o 'Feltrando' corra bem", anuncia.

António Azevedo é o seu colega de produção e, com 58 anos, mostra-se particularmente grato pela sua nova condição laboral. "Tenho oportunidade de voltar ao que fazia na construção civil, na recuperação de móveis, e sinto que isto vai mudar a minha vida", afirma. "Agora tenho um salário e posso pagar as minhas despesas", conclui.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.