Unilabs disponível para reabrir ou encerrar em definitivo Queimódromo do Porto

Unilabs disponível para reabrir ou encerrar em definitivo Queimódromo do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os laboratórios Unilabs adiantaram hoje à Lusa estarem à "inteira disposição das autoridades" para reabrir ou encerrar definitivamente o centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, onde a vacinação foi suspensa na semana passada devido a problemas de refrigeração.

"Respeitamos e compreendemos a importância dos inquéritos em curso, com os quais estamos a colaborar, para que se dissipem quaisquer dúvidas relativamente a todos os temas em questão, nomeadamente no que diz respeito ao funcionamento rigoroso do centro, e em função disso estamos à inteira disposição das autoridades, da ARS Norte e da 'task-force´ para o reabrir ou para o encerrar em definitivo, de acordo com o que as autoridades entendam como mais apropriado", sublinhou a Unilabs, em comunicado.

A 'task-force' adiantou hoje que só reabre este centro de vacinação depois de perceber as causas do problema e do atraso na participação da ocorrência.

Mal foi conhecida pela 'task-force´, esta ocorrência foi "de imediato" encaminhada para a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), Polícia Judiciária (PJ) e Administração Regional de Saúde (ARS) Norte, tendo sido aberto um inquérito que se encontra em curso.

Segundo a 'task-force´, um dos focos do inquérito é entender o porquê do atraso na notificação da ocorrência, uma vez que ela só teve conhecimento do sucedido no final da tarde de 11 de agosto, através da ARS Norte, apesar de a situação ter ocorrido a 09 e 10 de agosto.

Na nota de imprensa, a Unilabs recordou ter havido uma quebra na cadeia de frio que foi detetada a 10 de agosto, ao início da tarde, sendo reportada nessa altura ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Ocidental.

"Assim que tivemos visibilidade desta situação comunicámos imediatamente ao ACES Ocidental -- entidade presente em permanência no local - que colocou as vacinas de quarentena, de forma imediata, como estipulam os procedimentos. A inoculação de vacinas desse lote foi suspensa de imediato", referiu.

O ACES Ocidental fez chegar novas vacinas ao centro de vacinação, o que permitiu continuar o processo de vacinação, acrescentou.

"Após a comunicação inicial às autoridades no local, e ainda na terça-feira, dia 10, foi pedido pelas mesmas, neste caso pelo ACES Ocidental, a preparação de uma análise compreensiva de todos os acontecimentos ocorridos para ser entregue durante o dia seguinte, quarta-feira, dia 11, por forma a perceber com clareza, e na posse de todos os factos, o que aconteceu e uma linha temporal clara dos factos ocorridos", salientou a Unilabs.

De dia 10 a dia 11 de agosto, a Unilabs reviu os circuitos e os procedimentos para eliminar a possibilidade da falha ocorrida poder voltar a acontecer, vincou.

"Nunca deixámos de comunicar a todo o momento com as entidades a quem o centro de vacinação reporta numa base diária, com o ACES Ocidental e com a ARS Norte, o que se passou e toda a informação nova que obtínhamos, o que fizemos para mitigar o problema e o que fizemos para reforçar procedimentos no futuro", concluiu.

A covid-19 provocou pelo menos 4.381.911 mortes em todo o mundo, entre mais de 208,5 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.601 pessoas e foram registados 1.009.571 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

André Villas-Boas: “Contem com o FC Porto”

Na mais recente edição da Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas reflete sobre os pontos altos e baixos de “mais um mês repleto de acontecimentos relevantes”, começando por “destacar o sucesso obtido com o empréstimo obrigacionista” que “atingiu quase 60 milhões de euros” e provou ser possível “reconquistar a confiança do mercado com uma gestão financeira rigorosa e um controlo de gestão efetivo”.

Trabalhadores pedem reaproveitamento industrial da antiga refinaria de Matosinhos

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal defendeu esta sexta-feira o reaproveitamento industrial dos terrenos da antiga refinaria de Matosinhos, que encerrou em 2021, ajustado às necessidades energéticas do país.

Albufeiras das barragens do Tâmega com plano de ordenamento dentro de um ano

O plano de ordenamento das albufeiras das três barragens do Tâmega estará concluído em um ano, visa harmonizar o potencial turístico com a proteção da massa de água e será financiado pela Iberdrola até 500 mil euros.