Festival Porto/Post/Doc abre em novembro com o filme "Maria do Mar"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 jul 2021 (Lusa) - O filme mudo "Maria do Mar", de Leitão de Barros, abrirá em novembro o festival Porto/Post/Doc, numa edição cujo tema central da programação será "Ideias para adiar o fim do mundo", foi hoje anunciado.

"Mais de um ano volvido desde o aparecimento da pandemia, o tema central para a edição 2021 segue o repto 'Ideias para Adiar o Fim do Mundo'", inspirado num livro do ambientalista índigena brasileiro Ailton Krenak, para abordar questões sobre ambiente, política e consumo, refere a direção.

Neste eixo de programação, serão exibidos, por exemplo, "Who we were", de Marc Bauder, exibido este ano em Berlim, com a participação de intelectuais e investigadores sobre ciência e o futuro, o premiado "Amanhã", de Cyril Dion e Mélanie Laurent, e "Nuestra voz de tierra, memoria y futuro", filme de 1981 da antropóloga colombiana Marta Rodríguez e do marido, o fotógrafo Jorge Silva.

A par do cinema, haverá ainda três debates sobre a Terra (moderado por Raquel Ribeiro), a Comunidade (moderado por Abel Coentrão) e a Liberdade (moderado por Ricardo Alexandre).

A abertura da oitava edição do Porto/Post/Doc, em 20 de novembro, acontecerá em jeito de homenagem ao cinema português, com a exibição de uma cópia restaurada de "Maria do Mar", filme mudo de 1930 de Leitão de Barros.

A sessão contará com música ao vivo pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, com direção musical de Vasco Pearce de Azevedo, a partir de uma partitura original escrita por Bernardo Sassetti para este filme.

A oitava edição do Porto/Post/Doc está marcada para os dias 20 a 30 de novembro, nas salas do Teatro Municipal do Porto, do Cinema Passos Manuel e do Coliseu, na Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

À semelhança do que aconteceu em 2020, em contexto de pandemia, o festival contará com uma extensão 'online', com grande parte dos filmes selecionados.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.