Seca e escassez de água em debate no Porto em conferência internacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 15 jun (Lusa) -- A seca e a escassez de água na Europa do sul e a tendência para o aumento de irregularidades nos padrões climáticos, com ocorrência de fenómenos extremos no clima, são temas a debater no Porto a partir de quarta-feira.

Em entrevista à Lusa no âmbito do arranque da 8.ª Conferência Internacional da Associação dos Recursos de Água na Europa (EWRA) no Porto, Rodrigo Maia, vice-presidente daquela organização, afirmou que os problemas específicos dos países da Europa do Sul, como Portugal, Espanha ou Itália, à semelhança do sul dos EUA, são as "secas" e a "escassez de água".

A tendência, que se está a registar, é que há uma cada vez maior irregularidade nos padrões climáticos e a ocorrência de fenómenos extremos em determinadas alturas no ano", facto que se deve a um "aumento de temperatura" generalizado, explica Rodrigo Maia.

Além da seca, a 8.ª Conferência Internacional da EWRA, organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela EWRA, vai abordar também temas como os novos planos para as bacias hidrográficas, designadamente para as bacias transfronteiriças, as inundações ou a nova diretiva das inundações.

A gestão do risco, a ecoeficiência, o armazenamento, as alterações climáticas ou a gestão de perdas são outras temáticas que o encontro internacional vai trazer à discussão.

O evento vai reunir 250 cientistas e especialistas do setor da água na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto local para onde estão programadas 150 comunicações sobre a evolução mais recente sobre a água e matéria relacionada.

A 8.ª Conferência Internacional da EWRA vai durar três dias, arrancado quarta-feira, dia 26, 27 e terminando na próxima sexta-feira, dia 28.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.