Sexagenário de Vila Verde condenado por violação de menina de 13 anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 25 jun (Lusa) - O Tribunal Judicial de Vila Verde condenou hoje a seis anos de prisão um sexagenário que abusou sexualmente de uma menina de 13 anos, sendo que em "pelo menos" sete vezes se registou cópula.

O arguido, que era companheiro da tia da menina, vai ainda ter de pagar uma indemnização de 15 mil euros.

Foi condenado pelo crime de violação agravado.

Filha de um casal disfuncional, a vítima foi confiada, aos 10 anos de idade, a uma tia.

O advogado do arguido, António Barbosa, vai recorrer do acórdão, considerando que não foi feita prova suficiente dos factos e enfatizando o relatório social do arguido, um agricultor de 60 anos sem antecedentes criminais.

O tribunal deu como provada toda a acusação, deduzida pelo Ministério Público, segundo a qual o arguido, quando a menina perfez 13 anos e os sinais de puberdade despontaram, "começou a observá-la de forma indiscreta", elogiando-lhe a beleza.

Para conquistar a sua simpatia, presenteava-a "com coisas que para ela era muito importantes, como um MP3 e um telemóvel.

Quando se "apanhava" a sós com a menina, agarrava-a e apalpava-a, tentando ainda beijá-la na boca, "investidas" que perduraram até a menina completar 14 anos.

Em meados de 2010, quando a menor regressava do rio, levou-a à força para um quarto e manteve com ela relações sexuais.

A partir daí, copulou pelo menos mais seis vezes com a menor, normalmente ao fim de semana, aproveitando as ausências e a falta de vigilância da tia.

Ameaçava sempre a vítima de que a poria fora de casa se ela contasse a alguém o que estava a acontecer.

Os abusos terminaram a 5 de setembro desse mesmo ano, quando o arguido ia abusar novamente da menina mas esta entrou em pranto e chamou a atenção de uma pessoa que passava na rua.

A menor acabou por ser institucionalizada.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.