Mais de 18 anos depois, Portugal procura novo triunfo sobre Grécia
Porto Canal
A seleção portuguesa recebe no sábado a Grécia, num encontro particular de preparação para o Mundial2014 de futebol, procurando regressar aos triunfos sobre os helénicos mais de 18 anos depois.
O último triunfo sobre a Grécia aconteceu a 27 de março de 1996, no Estádio do Restelo, em Lisboa, com Oceano a marcar o único golo da partida, aos 86 minutos, na marcação de uma grande penalidade.
Desde então, a "equipa das quinas" empatou duas vezes com a Grécia e perdeu três encontros, dois dos quais no Euro2004, que se disputou em Portugal.
A mais dolorosa das derrotas é a da final desse Europeu (1-0), em que Angelo Charisteas deu um surpreendente título à Grécia, em pleno Estádio da Luz.
O Euro2004 acabou como tinha começado. No jogo inaugural, a Grécia derrotou Portugal, por 2-1, então no Estádio do Dragão, num jogo em que o primeiro golo de Cristiano Ronaldo em grandes competições de nada valeu à seleção lusa.
Depois da competição de Portugal, as duas equipas voltaram a encontrar-se em março de 2008 num particular em Dusseldorf, na Alemanha, repetindo-se o desfecho, novo triunfo grego, por 2-1, com dois golos de Giorgos Karagounis, um dos campeões europeus que ainda se mantém na atual seleção.
O balanço dos confrontos entre os dois conjuntos é ligeiramente favorável à Grécia, que somou cinco triunfos, mais um do que Portugal, havendo registo de quatro empates.
O primeiro encontro entre Portugal e a Grécia aconteceu em 11 de dezembro de 1968, em Atenas, onde equipa da casa venceu por 4-2, no apuramento para o Mundial de 1970, conseguindo em maio do ano seguinte um empate a dois em solo luso.
Antes do Euro2004, as duas equipas apenas se encontraram mais duas vezes em jogos oficiais, no apuramento para o Europeu de 1992, com nova derrota lusa em Atenas, por 3-2.
João Vieira Pinto foi o herói do único triunfo português em encontros oficiais, ao marcar, aos 16 minutos, o golo do triunfo a 20 de novembro de 1991, num encontro disputado no Estádio da Luz.