Antigo autarca de Terras de Bouro e dois técnicos acusados por prevaricação

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 13 jul 2021 (Lusa) - O Ministério Público (MP) de Braga acusou um antigo presidente da câmara de Terras de Bouro e dois técnicos da autarquia pelo licenciamento alegadamente ilegal de uma obra particular em área da Reserva Agrícola Nacional.

Sem citar nomes, a Procuradoria do Porto informa hoje que a acusação incide também sobre a proprietária que em 2010 requereu o licenciamento para uma construção em zona de reserva, na freguesia de Balança, naquele concelho do distrito de Braga.

Todos sabiam, segundo o MP, que a área de implantação da habitação cujo licenciamento de construção estava a ser pedido "violava norma expressa e imperativa do regime da Reserva Agrícola Nacional".

Ainda assim, e "agindo todos de forma concertada, a arguida deu entrada ao pedido e o arguido presidente da câmara municipal, por decisões de setembro e dezembro de 2010, acolitado por pareceres favoráveis prestados pelos restantes arguidos [chefe de urbanismo e técnico superior nessa divisão], deferiu o licenciamento", acrescenta a Procuradoria do Porto, em nota na sua página da Internet.

À altura dos factos, a autarquia era dirigida por Joaquim Cracel Viana, eleito pelo PS.

JGJ // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.