Info

BE questiona APDL sobre demolição da Casa de Consulta dos Pilotos na Foz do Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 jul 2021 (Lusa) -- Os deputados do Porto do BE questionaram hoje a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) sobre a demolição da Casa de Consulta dos Pilotos, na Foz do Douro, defendendo que persistem "sérias dúvidas" sobre os seus motivos.

Numa pergunta dirigida à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a que a Lusa hoje teve acesso, os deputados municipais do BE afirmam que "persistem sérias dúvidas sobre os motivos que fundamentaram" a demolição da Casa de Consulta dos Pilotos da Barra do Douro, no Cais do Marégrafo.

"Sobretudo, por não ser percetível o eventual benefício ou necessidade da sua destruição", defendem os deputados.

No edifício, situado na Rua do Passeio Alegre, na Foz do Douro, funcionou a antiga estação dos pilotos que garantiam a segurança dos navios "na perigosa barra do rio Douro".

"Este edifício constituía uma verdadeira memória viva desse passado e atividade, merecendo -- pelo seu valor histórico e patrimonial -- o interesse e curiosidade de muitos portuenses e visitantes", defendem.

No documento, os deputados querem saber se a APDL teve conhecimento da demolição e se a mesma foi uma iniciativa daquela entidade ou precedida da sua consulta.

"Se sim, qual o fundamento que levou à referida demolição ou teor do parecer da APDL?", questionam os bloquistas, que querem também saber se a demolição é do conhecimento da Direção Regional de Cultura do Norte (CRCN) e da Câmara do Porto.

A par disso, o BE questiona ainda se existe algum plano de requalificação para o local "em que termos e com que objetivos".

A Lusa tentou obter esclarecimentos junto da APDL, mas até ao momento não obteve resposta.

 

SPYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Fundação de Serralves abre concurso público para ampliação de museu

O concurso público para a ampliação do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, foi publicado hoje em Diário da República, com um valor-base de 8,2 milhões de euros e um prazo de conclusão de 500 dias.

Presidente do Turismo e Norte diz que "este último ano e meio foi muito intenso a nível de trabalho"

O Presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, falou, em declarações ao Porto Canal, na manhã desta segunda-feira, sobre o Turismo a nível do Norte e, disse que "este último ano e meio foi muito intenso a nível de trabalho e grande atividade". 

Homem morre esfaqueado em Matosinhos 

Um homem morreu esfaqueado, na noite deste domingo, em Matosinhos, na rua Guilherme Felgueiras. O alerta foi dado pela 22h30.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.