BE questiona APDL sobre demolição da Casa de Consulta dos Pilotos na Foz do Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 jul 2021 (Lusa) -- Os deputados do Porto do BE questionaram hoje a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) sobre a demolição da Casa de Consulta dos Pilotos, na Foz do Douro, defendendo que persistem "sérias dúvidas" sobre os seus motivos.

Numa pergunta dirigida à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a que a Lusa hoje teve acesso, os deputados municipais do BE afirmam que "persistem sérias dúvidas sobre os motivos que fundamentaram" a demolição da Casa de Consulta dos Pilotos da Barra do Douro, no Cais do Marégrafo.

"Sobretudo, por não ser percetível o eventual benefício ou necessidade da sua destruição", defendem os deputados.

No edifício, situado na Rua do Passeio Alegre, na Foz do Douro, funcionou a antiga estação dos pilotos que garantiam a segurança dos navios "na perigosa barra do rio Douro".

"Este edifício constituía uma verdadeira memória viva desse passado e atividade, merecendo -- pelo seu valor histórico e patrimonial -- o interesse e curiosidade de muitos portuenses e visitantes", defendem.

No documento, os deputados querem saber se a APDL teve conhecimento da demolição e se a mesma foi uma iniciativa daquela entidade ou precedida da sua consulta.

"Se sim, qual o fundamento que levou à referida demolição ou teor do parecer da APDL?", questionam os bloquistas, que querem também saber se a demolição é do conhecimento da Direção Regional de Cultura do Norte (CRCN) e da Câmara do Porto.

A par disso, o BE questiona ainda se existe algum plano de requalificação para o local "em que termos e com que objetivos".

A Lusa tentou obter esclarecimentos junto da APDL, mas até ao momento não obteve resposta.

 

SPYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.