Presidente da federação de remo confia no ouro europeu de Pedro Fraga

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 29 mai (Lusa) -- O presidente da Federação Portuguesa de Remo, Luís Ahrens Teixeira, confia que Pedro Fraga pode sagrar-se campeão da Europa em skiff ligeiro, na competição que decorre no fim de semana em Belgrado, Sérvia.

"Os objetivos estão definidos. É dar um passo em frente, pois há apenas um lugar para subir. O Pedro Fraga quer ganhar e nós também queremos que ele ganhe", vincou o dirigente, recordando a prata europeia do portuense em 2013, na mesma tripulação.

Em declarações à Lusa, Luís Ahrens Teixeira admite que a lesão de Nuno Mendes "baralhou um bocadinho" as contas da federação que aposta forte no double scull olímpico (oitavo em Pequim2008 e quinto em Londres2012) para o Rio2016.

"A partir do momento em que se soube que o Nuno estava magoado, focalizámo-nos logo na sua recuperação e no skiff [Pedro Fraga sozinho]. É olhar para isto como uma oportunidade e não como dificuldade. No Mundial [agosto, em Amsterdão], competem novamente juntos", esclareceu.

Portugal vai apresentar ainda o Shell de 2 com Nuno Coelho e Paulo Fernandes, "uma dupla experiente em que o objetivo é repetir a final de 2013", de acordo com o líder federativo.

"É uma equipa já experimentada, mas que tem de evoluir. São 14 participantes. Ficar nos seis primeiros já é muito bom", assumiu.

Tiago Costa e Duarte Pinheiro, dupla que recentemente conquistou o ouro na regata internacional de Duisburgo, na Alemanha, em Shell de 2 sub-23, vão falhar o evento em favor de um bom resultado nos Mundiais da categoria, em Varese, na Itália, entre 23 e 27 de julho.

"Talvez seja cedo demais [para se apurarem para o Rio2016]. Era muito bom evoluírem, mas não queremos por o carro a frente dos bois. O remo estava muito atrasado. É preciso dar tempo aos mais novos para crescerem", completou.

RBA // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Victor Iturriza: "Temos de entrar com máxima entrega, máxima seriedade e comprometidos"

O FC Porto está de regresso a casa na 5.ª e penúltima jornada da fase final do Andebol 1, que reserva um duelo com o ABC (sábado, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena. Na projeção da partida, Victor Iturriza recordou a mais recente derrota caseira frente a este mesmo adversário e sublinhou que é essencial vencer para manter viva a esperança do título: “Sabemos que não temos margem de erro, por isso encaramos todos os jogos com a máxima responsabilidade, o máximo empenho e com o compromisso de ganhar jogo a jogo, de forma a discutirmos o título em casa do Sporting na última jornada”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é segundo classificado, com 41 pontos, menos dois do que o líder Sporting, enquanto o ABC segue na quarta posição, com 29.

FC Porto (Hóquei em patins): "No play-off, ter o fator casa a favor é vital"

Acabou a espera e é tempo de dar início ao Play-off do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Nos quartos de final, disputados à melhor de três, o FC Porto, vencedor da fase regular, defronta o Riba d’Ave, oitavo classificado, e Ricardo Ares sabe que do outro lado está “uma equipa competitiva” e “bem orientada”. Na projeção do Jogo 1, que se disputa no próximo sábado (19h00, FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena, o treinador garantiu que o coletivo portista vai entrar com o espírito de sempre: “Queremos que os adeptos se sintam orgulhosos de nós e da forma como nos expressamos na pista e como damos tudo para ganhar”.

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.