Portugal estreia-se na Liga Mundia2014 de voleibol frente à República Checa

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 29 mai (Lusa) -- Portugal inicia no sábado frente à República Checa, na Póvoa de Varzim, a participação na Liga Mundial de voleibol de 2014, que apresenta um renovado figurino em relação às edições anteriores.

O alargamento de 18 para 28 participantes, distribuídos por sete "pools" que se distribuem por três divisões distintas (grupos), é a grande novidade da presente edição da Liga Mundial, que terá uma fase final com seis equipas a realizar em Florença, em Itália.

Florença será a quarta cidade italiana a receber uma fase final da Liga Mundial, depois de Roma, em 2004, Milão, em 1991, 1994 e 1998, e Génova, em 1992.

No Grupo 1, os dois primeiros classificados da "pool" A (Brasil, Itália, Polónia e Irão) e da "pool" B (Rússia, campeã em título, Estados Unidos, Bulgária e Sérvia) apuram-se para a fase final.

Os primeiros classificados das "pools" C (Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia), D (Argentina, Alemanha, França e Japão) e E (Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Checa) apuram-se para uma "final four" do Grupo 2, juntamente com a Austrália, organizador.

Estas quatro equipas reúnem-se em Sidnei, na Autrália, de 11 a 13 de julho, para discutir entre si qual delas se qualifica para a fase final, que decorre entre 16 e 20 de julho.

No Grupo 3, os primeiros classificados das "pools" F (Tunísia, Turquia, Cuba e México) e G (Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha), o melhor segundo e a Turquia, na qualidade de anfitrião, disputam uma "final four" em Bursa, de 27 a 29 de junho, para decidir a subida de escalão.

A seleção portuguesa integra a "pool" E, juntamente com a Coreia do Sul, a Holanda e a República Checa, disputado no sistema de todos contra todas a duas mãos, casa e fora, com dois jogos cada.

A seleção portuguesa, orientada por Hugo Silva, vai receber a República Checa, a 31 de maio e 01 de junho, e a Coreia, a 05 e 06 de julho, na Póvoa de Varzim, e a Holanda, a 21 e 22 junho, em Matosinhos.

Portugal jogará ainda com a Holanda em Almere, a 07 e 08 de junho, com a Coreia do Sul em Ulsan, a 14 e 15 de junho, e com a República Checa, a 27 e 28 de junho, em Opava.

A estreia na Liga Mundial surge uma semana após o 2.º torneio de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015, disputado na Finlândia, que ditou que Portugal irá disputar um "play-off" de acesso com a Eslovénia.

APS // PA

Luas/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): Taça de Portugal já mora no Museu dos 'Dragões'

A 19.ª Taça de Portugal de hóquei em patins já mora no Museu FC Porto e Jorge Nuno Pinto da Costa esteve na galeria da história azul e branca para receber mais um troféu. Ladeado pelos obreiros da vitória do passado domingo, com a qual vibrou “imenso”, o presidente portista felicitou “um grupo fantástico”, lembrou Ilídio Pinto como “o grande impulsionador” da modalidade no clube, elogiou o filho Eurico “que colocou a secção no topo a vencer tudo”, prometeu continuar a acompanhar a equipa “quando deixar de ocupar” a presidência e deixou um apelo: “Continuem a ser vocês mesmos, a serem vitoriosos e uns grandes atletas do FC Porto”.

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o dérbi da Invicta no Estádio do Dragão

Dérbi da 33.ª jornada da Liga joga-se dia 12 de maio (domingo, 20h30) no Estádio do Dragão.

Próxima edição da I Liga já tem calendário definido

A edição 2024/25 da I Liga portuguesa vai começar a 10 e 11 de agosto, com a 34.ª e última jornada marcada para 17 e 18 de maio de 2025, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).