Bar que "ameaça" Património Mundial no Bom Jesus em Braga vai ser demolido

Bar que "ameaça" Património Mundial no Bom Jesus em Braga vai ser demolido
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um bar de apoio no santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, vai ser demolido, porque essa foi uma das condições impostas pela UNESCO para a classificação do espaço como Património Mundial, disse hoje o vice-presidente da Confraria.

Em declarações à Lusa, Varico Pereira disse que a intervenção avançará logo que o projeto tenha luz verde da Direção-Geral do Património Cultural e da UNESCO e que haja disponibilidade financeira.

"Estaremos a falar de perto de um milhão de euros, porque em causa está não apenas a demolição, mas também a recuperação de toda aquela zona, com a instalação de uma cafetaria no espaço em baixo e a criação de um centro interpretativo do Bom Jesus", explicou.

Varico Pereira reconheceu que o bar, construído na década de 70 do século passado, "não tem nada a ver" com o resto do espaço e "foi sempre olhado como um corpo estranho", pelo que considerou "normal" a recomendação da UNESCO para a sua demolição.

"É um cubículo em betão que descarateriza e ofusca o espaço e que não reunia condições de higiene e segurança. Se não fosse demolido, poderia estar em causa o título de Património Mundial, mas nós estamos já a trabalhar no projeto", acrescentou.

Ressalvou que não está em causa o serviço de esplanada naquela estância, que continua a funcionar poucos metros ao lado.

O santuário do Bom Jesus do Monte foi classificado em julho de 2019 como Património Mundial da UNESCO.

Na altura, como hoje disse Varico Pereira, a UNESCO apresentou sete recomendações, entre as quais a demolição do referido bar.

"O bar estava concessionado, houve que negociar com o concessionário, tendo o acordo para o encerramento sido selado em dezembro de 2020", disse ainda o "vice" da Confraria.

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Jovem em estado grave após despiste junto à Praia da Barra, em Ílhavo

Um jovem ficou em estado grave depois do despiste de um automóvel em Ílhavo, no nó de saída da A25, junto à praia da Barra.

Troca o Porto por Caminha para coworking com vista para o mar de Moledo

Trabalham 'online' em Moledo, uma aldeia minhota junto à praia onde continuam "abertos ao mundo", no 'coworking' idealizado por Lara Fernandes para partilhar "dificuldades e soluções", até para momentos de bloqueio - às vezes basta "ir ver o mar".