Concurso para a segunda linha de Vila Nova de Gaia do Metro do Porto recebeu 11 propostas

Concurso para a segunda linha de Vila Nova de Gaia do Metro do Porto recebeu 11 propostas
| Norte
Porto Canal com Lusa

O concurso público para a segunda linha de Vila Nova de Gaia do Metro do Porto, entre a Casa da Música e Santo Ovídeo, recebeu 11 propostas, revelou hoje à Lusa fonte da empresa.

"Tendo sido recebidas as propostas dos concorrentes -- 11 -, o júri do concurso público procederá à análise das mesmas e apresentará oportunamente o seu relatório de avaliação ao Conselho de Administração da Metro do Porto", afirmou a fonte.

Com um valor base de 4,8 milhões de euros, o concurso público para a conceção da nova linha Casa da Música (Porto) -- Santo Ovídeo (Gaia) foi lançado no final de abril, sendo estabelecido um prazo de 30 dias para a apresentação de propostas.

Segundo a fonte da Metro, "o objetivo seguinte passa por lançar o concurso para a empreitada já nos primeiros meses de 2022".

A nova linha, que representa um investimento na ordem dos 299 milhões de euros, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deverá começar a ser construída em 2023 e ficará concluída até ao final de 2025.

A ligação entre as zonas da Boavista e do Campo Alegre, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, prevê ainda a construção de uma ponte sobre o rio Douro, cujo concurso de ideias foi lançado em 16 de março.

A nova travessia sobre o Douro, que vai nascer a cerca de 500 metros a nascente da Ponte da Arrábida, representa um investimento na ordem dos 50 milhões de euros e vai ligar o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Gaia.

Representando uma parte obrigatória da segunda linha de Gaia, a nova travessia, que fará interface com os comboios na estação de Devesas, em Gaia, vai ser executada entre 2023 e 2026, em simultâneo com a nova ligação de metro.

Com uma extensão de seis quilómetros, a segunda linha de Gaia vai ter sete estações: Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda VL8, Devesas e Soares dos Reis.

"A segunda linha de Gaia, como é conhecida, vai criar uma ligação e um rebatimento diretos com os serviços da CP na Estação de comboios das Devesas, dando origem a um novo interface modal em Gaia, para além de assegurar o serviço de Metro a uma das zonas mais populosas da Área Metropolitana do Porto", segundo a Metro do Porto.

A empresa salienta ainda que este investimento vai permitir aliviar a pressão sobre a Linha Amarela (Hospital de São João/Santo Ovídio), aquele que regista maiores níveis de procura em toda a rede do Metro.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.