Livro explica como novas tecnologias podem ser "magníficas" para "encontro com Cristo"

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 23 mai (Lusa) -- O presidente da Irmandade dos Clérigos vai lançar um livro, na segunda-feira, no qual refere que as novas tecnologias são "magníficas" potenciadoras da evangelização desde que promovam encontros, nomeadamente com Cristo e com os homens.

"Podemos passar o dia a enviar e-mails e falar no facebook e no skype com milhares de pessoas e chegamos ao final do dia e somos as pessoas mais tristes e sós do mundo", disse hoje o padre Américo Aguiar à agência Lusa.

O sacerdote referiu que as tecnologias de informação e comunicação são uma "mais-valia" e potenciadoras da evangelização, desde que proporcionem encontros "olhos nos olhos, coração com coração e mão com mão".

A obra "Um padre na Aldeia Global -- Evangelização e o Desafio das Novas Tecnologias", resultado da Tese de Mestrado do padre Américo Aguiar, será apresentada na segunda-feira, na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto.

"O objetivo do livro foi refletir sobre a reação por parte da igreja às novas tecnologias", avançou.

O presidente da Irmandade dos Clérigos frisou que, ao longo dos anos, a tecnologia sempre foi "muito bem acolhida" pelos papas e teve uma repercussão "positiva" na Igreja Católica.

Os "sucessores de Pedro" -- referindo-se aos papas -- veem as novas tecnologias não apenas como uma ferramenta, mas como o nascimento de uma nova cultura.

"A revolução tecnológica está a provocar uma nova cultura e todos, desde padres, igreja, pais e filhos, são chamados a evangelizar através dela", disse.

As tecnologias de informação e comunicação são o veículo "mais eficaz" para transmitir mensagens, informações e ideias, realçou.

Apesar das vantagens destas ferramentas, a igreja começa hoje a adotar uma atitude "mais defensiva" quanto às novas tecnologias, notou.

Confessando ser adepto das tecnologias de informação, o padre Américo Aguiar revelou que termina o livro com um pedido de Jesus: "Lançai as redes".

E, acrescentou, "atualmente, as redes de que se falam são as digitais".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.