Investigadores do Porto em projeto para produzir novos ingredientes para aquacultura

Investigadores do Porto em projeto para produzir novos ingredientes para aquacultura
| Norte
Porto Canal com Lusa

Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto integram um projeto europeu que visa, ao longo dos próximos três anos, produzir novos ingredientes, recorrendo a recursos subutilizados, para a aquacultura.

Em comunicado, o centro da Universidade do Porto explica hoje que o projeto, intitulado SIDESTREAM tem como principal missão produzir “compostos de alto valor recorrendo a invertebrados e bactérias marinhas” para a aquacultura.

Ao longo dos próximos três anos, estes compostos serão produzidos em “fluxos de resíduos seguindo princípios circulares”, afirma o CIIMAR.

A aquacultura, que se tem vindo a afirmar como “uma importante alternativa às formas tradicionais de abastecimento de recursos naturais”, é o setor que mais consome ingredientes de origem aquática.

“Várias indústrias deste setor descartam subprodutos, em vez de considerá-los um recurso”, salienta o CIIMAR, acrescentando que o projeto permitirá desenvolver “processos inovadores” para a valorização destes subprodutos, por forma a “contribuir para cenários de desperdício zero”.

Ao responder a questões como “até que ponto de será possível reciclar nutrientes”, “quais os organismos e abordagens mais adequadas” e “estes organismos podem servir como ingredientes para a alimentação animal”, o projeto permitirá “dar o salto tecnológico”.

Paralelamente, o SIDESTREAM contribuirá também “para desenvolver soluções para estas questões” ao estar organizado em oito grupos de trabalho para responder ao objetivo comum de “produzir novos ingredientes para a aquacultura europeia”.

Ao valorizar os recursos até agora considerados “desperdício”, os investigadores vão contribuir para uma “aquacultura sustentável”, sublinha o CIIMAR, realçando também a abordagem de ponta que vai ser usada no projeto.

“A aquacultura desempenha um papel fundamental na produção mundial de alimentos, respondendo de forma crescente à sobre-exploração de grande parte dos recursos de origem aquática”, salienta o CIIMAR.

A nível nacional, o SIDESTREAM é coordenado por Luisa Valente, investigadora do CIIMAR, e Filipe Castro, professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

O projeto, que é liderado pelo Sintef Ocean (Noruega), envolve nove parceiros europeus: o CIIMAR, em Portugal, o Conselho Superior de Investigações Científicas, em Espanha, o AWI, na Alemanha, o Projecthub360, em Itália, e Nofima, Biokraft e Skretting, na Noruega.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.