Bragança entre quatro distritos com concelhos em risco muito elevado de incêndio

Bragança entre quatro distritos com concelhos em risco muito elevado de incêndio
| Norte
Porto Canal com Lusa

Dez concelhos dos distritos de Bragança, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação do IPMA, estão sob este alerta os concelhos de Mogadouro, no distrito de Bragança, Mação, no distrito de Santarém, Gavião, no distrito de Portalegre, e Vila do Bispo, Lagos, Faro, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro.

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos Beja, Santarém, Castelo Branco e Portalegre, Guarda, Bragança, Vila Real, Leiria e Lisboa.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade no interior, em especial do Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos nas terras altas.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante norte, temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e por vezes forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde.

As previsões apontam ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro e uma pequena subida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 32 graus centígrados em Évora, 31 em Beja, 30 em Bragança, 29 em Faro, 27 em Lisboa, 24 em Sagres, 21 no Porto e em Viana do Castelo.

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.