Bienal de Arte de Gaia distinguiu artistas portugueses entre 17 nacionalidades a concurso

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 mai 2021 (Lusa) - A Bienal Internacional de Arte de Gaia premiou hoje, no âmbito do concurso internacional, três artistas portugueses entre os mais de 200 de 17 nacionalidades, tendo atribuído o principal galardão à obra "Faith", da artista plástica Lina Carvalho.

"Os prémios da Bienal, com o apoio das Câmaras Municipais de Vila Nova de Gaia e de Gondomar e das Águas de Gaia, são um momento muito importante de reconhecimento e de incentivo a artistas que veem o seu trabalho reconhecido e motivado, principalmente num ano em que a cultura atravessou momentos muito difíceis e com falta de apoios", assinala o diretor da Bienal Internacional de Arte Gaia 2021, Agostinho Santos, citado num comunicado.

A edição de 2021 do concurso internacional contou com a participação de 212 artistas de 17 nacionalidades a concurso, "o que sublinha o alcance da mensagem que a Bienal de Causas tem propagado desde a sua génese", acrescentou aquele responsável.

A artista plástica Lina Carvalho foi a vencedora do Grande Prémio da Bienal que, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, atribuiu o principal galardão à obra "Faith" (2020), com técnica mista sobre papel.

Já o Prémio de Escultura Zulmiro de Carvalho, apoiado pela Câmara Municipal de Gondomar, destacou Jorge Braga com a escultura em madeira "Humanidade" (2020), enquanto o Prémio Águas de Gaia elegeu Teresa Rodrigues e a pintura "Emergir" em acrílico sobre tela.

A cada um dos três vencedores foi atribuído um prémio monetário no valor de 5.000 euros.

A Bienal atribuiu ainda seis menções honrosas a Domingos Júnior com "Pandemia/pandemónio" (2021); Francisco Badilla com "A memória da luz" (2020); Jéssica Burrinha com "Sufoco" (2021); José João com "Arquivo em arruinamento" (2017/2018); Júlio Cunha com "A Julinha cor-de-rosa ou carta a Salazar" (2020) e Pedro Cunha com "Pedras no sapato nº2" (2020), com técnicas variadas a ser distinguidas.

Apoiada pela primeira vez pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), a quarta edição da Bienal Internacional de Arte de Gaia, que arrancou a 17 de abril e se prolonga até 10 de julho, ocupa três pavilhões, num total de seis mil metros quadrados, na antiga fiação de Crestuma, em Lever, contando com 13 exposições e a participação de 500 artistas.

Já no resto do país, são oito os polos de exposição: Alfândega da Fé, Esposende, Funchal, Gondomar, Monção, Santa Marta de Penaguião, Viana do Castelo e Vila Flor.

Os homenageados desta edição são o artista plástico Albuquerque Mendes com a exposição antológica "Eu, Albuquerque Mendes - Obras na Coleção de Serralves", com curadoria de Paula Pinto, bem como o escultor Paulo Neves, cuja curadoria da exposição antológica é assinada por Manuela Hobler.

O cartaz do evento inclui, ainda, debates, colóquios, ateliers, entre outras iniciativas culturais e recreativas.

VSYM (PFT) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.