Covid-19: PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre voos entre Reino Unido e Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 mai 2021 (Lusa) -- O PSD pediu hoje esclarecimentos ao Governo sobre as atuais limitações às viagens não essenciais para a União Europeia, a poucos dias do levantamento de restrições de viagens do Reino Unido para Portugal, alertando para um "cenário de incerteza".

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o deputado do PSD Cristóvão Norte lembrou que "a 07 de maio, o Reino Unido levantou as restrições a viagens não essenciais para Portugal", colocando o país, "por razões epidemiológicas, na lista verde e, desse modo, "permitindo a retoma da atividade turística".

"Essa decisão do Reino Unido resultou num avassalador aumento das reservas, num incremento do número de voos, na contratação de pessoal por parte das atividades hoteleiras e restauração e, no fim de contas, na abertura de uma nova página de esperança para que a retoma fosse empreendida de forma mais célere", apontou.

O deputado continuou, referindo que no passado dia 03 de maio, a Comissão Europeia propôs aos Estados-membros um alívio das atuais restrições às viagens não essenciais para a União Europeia, sugerindo designadamente que seja permitida a entrada a cidadãos de países terceiros já vacinados contra a covid-19.

Nesses dois critérios, argumentou o social-democrata, "o Reino Unido está muito bem posicionado".

"Não obstante tudo isto, o Governo português, ainda que sabendo da importância desta matéria para o país, tratou da matéria com total leviandade. A inação do Governo português é dramática, resulta num impasse nestas relações com o Reino Unido", lamentou, alertando que faltam apenas três dias para o levantamento de restrições de viagens do Reino Unido para Portugal.

Neste contexto, o PSD dirigiu hoje, com caráter de urgência, uma pergunta ao Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, a pedir esclarecimentos sobre a matéria, apelando a uma solução urgente.

"Está nas mãos de Portugal tomar essa decisão, Portugal lidera o Conselho Europeu, estamos sob a presidência portuguesa, a Comissão Europeia fez uma proposta que vai no sentido dos interesses de Portugal e ainda assim, neste momento, a três dia deste marco importante , tal como foi reconhecido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e pela secretária de Estado do Turismo, não há uma decisão", apontou.

O deputado alertou ainda que a atual incerteza conduz "a um cancelamento de reservas, a incerteza que prejudica as perspetivas do turismo nacional e a um prejuízo muito significativo para a economia".

"Relembro até, que já está autorizada a realização da final da Liga dos Campeões no Porto, dia 29 [de maio], portanto antecipa-se que a decisão das autoridades europeias venha a ser revista. A questão é: se Portugal tem interesse que fosse revista o mais cedo possível e se Portugal lidera neste momento o Conselho Europeu, porque razão Portugal, conhecendo todos estes elementos críticos, não tomou a iniciativa em algo que é do interesse vital para a recuperação económica do país e para a normalização da atividade turística em concreto", rematou.

ARYL (ACC) // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.