Tiago Correia põe em palco "Estrada de Terra" história de amizade, perda, amor e vícios

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 13 mai 2021 (Lusa) -- A peça "Estrada de Terra", a nova produção de A Turma, fala de amizade, perda, amor, relações abusivas, vícios, depressão e solidão, e estreia-se esta sexta-feira, no Auditório Municipal de Gaia (Porto).

"É uma peça que fala de amizade e das relações humanas (...). É uma peça que fala de perda, de amor, de relações abusivas, de vícios, de pressão, de solidão", conta aos jornalistas Tiago Correia, autor do texto e encenador da peça "Estrada de Terra", no âmbito do ensaio de imprensa que decorreu hoje no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

A peça, uma coprodução de A Turma com o Teatro São Luiz, em Lisboa, arranca com Luís, o protagonista, retirado numa casa de campo, em fuga à rotina citadina, quando recebe uma chamada do amigo Marco, com quem tinha cortado relações de amizade há 10 anos.

Marco liga ao amigo para lhe pedir desculpa e para lhe pedir uma reconciliação imediata, mas Luís não está disponível para isso e diz que precisa de estar sozinho.

O que se vê em palco, todavia, é que Luís está acompanhado por uma mulher na casa do campo, Leonor (Inês Curado), que aparece vestida com um fato de banho vermelho, à ombreira da porta, ficando a escutar a conversa telefónica de Luís.

A peça desenrola-se a dois níveis: um sobre o que o Luís fala ao telefone com o amigo Marco e os argumentos que dá para recusar a reconciliação; e o nível do que realmente está a acontecer em palco e que é a relação entre Luís e Leonor, a "figura central da crise entre os dois amigos", explica Tiago Correia.

Com uma linguagem "violenta e sem filtros", "Estrada de Terra" apresenta a "tragédia de uma geração que se debate pela busca da autenticidade numa sociedade decadente", lê-se no dossiê de imprensa entregue aos jornalistas.

A peça estreia-se esta sexta-feira, dia 14 de maio, pelas 19:30, no Auditório Municipal de Gaia, e tem nova récita no dia 15 de maio, estando inserida no Festival Internacional de Expressão Ibérica (FITEI).

A "Estrada de Terra" vai depois subir ao palco do Teatro Municipal da Guarda, no dia 05 de novembro de 2021, e vai estar no São Luis - Teatro Municipal, em Lisboa, de 21 de setembro a 02 de outubro de 2022.

O texto e encenação da peça têm a assinatura de Tiago Correia, e a interpretação é de Pedro Lamares, Inês Curado, André Júlio Teixeira e Bianca (criança).

A cenografia ficou a cargo de Ana Godinho e o desenho de figurinos é da responsabilidade de Sara Miro. O desenho de luz é de Pedro Nabais e, o desenho de vídeo, de Francisco Lobo. A música original é de André Júlio Teixeira.

CCM // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.