Diretor do Teatro Municipal do Porto distinguido pelo Governo Francês com o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras

Diretor do Teatro Municipal do Porto distinguido pelo Governo Francês com o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras
| Norte
Porto Canal

Tiago Guedes, coreógrafo, programador cultural e atual diretor do Teatro Municipal do Porto, recebeu na tarde desta terça-feira o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelos serviços prestados à cultura e ao intercâmbio entre Portugal e França. A medalha de “Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres" foi entregue pela embaixadora de França em Portugal, no Palácio de Santos, em Lisboa, onde está localizada a embaixada, e esteve presente na cerimónia o presidente da Câmara do Porto, mas também a ministra da Cultura, Graça Fonseca, o secretário de Estado da Presidência do Conselho dos Ministros, André Moz Caldas, e a deputada socialista Rosário Gamboa.

“Ao observar o percurso profissional de Tiago Guedes, conduzido num espírito de abertura ao mundo, fica-se impressionado com a sua fidelidade sem falhas aos artistas franceses”, afirmou Florence Mangin, embaixadora de França em Portugal.

A Ordem das Artes e das Letras é uma das mais importantes condecorações da República Francesa e destina-se a recompensar pessoas que se distinguem pelo seu percurso artístico ou literário e, ainda, as que contribuem para a promoção e desenvolvimento das artes e letras em França e no Mundo. Várias personalidades portuguesas têm sido agraciadas com as insígnias desta ordem, como, entre outras, António Victorino d’Almeida, Amália Rodrigues, Catarina Vaz Pinto, Dulce Maria Cardoso, Joaquim Benite, Leonor Silveira, Lídia Jorge, Luís Miguel Cintra, Maria João Seixas, Tiago Rodrigues ou Paulo Cunha e Silva (antigo vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto).

+ notícias: Norte

Carlinhos, a tartaruga devolvida ao mar em Gaia dois anos após resgate 

Uma tartaruga com mais de sete quilos foi devolvida ao mar, em Vila Nova de Gaia, após ter estado em recuperação durante dois anos, anunciou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Avenida da República em Gaia vai ter duas ciclovias segregadas em toda a extensão

A Avenida da República, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai ganhar uma ciclovia segregada em toda a sua extensão, que também acabará por terminar com o estacionamento abusivo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Mulher morre depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva

Uma mulher de 40 anos morreu esta quinta-feira depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva, em Viana do Castelo, escreve o Jornal de Notícias.