Câmara de Paredes admite ter sido detetada 'legionella' em pavilhão escolar

Câmara de Paredes admite ter sido detetada 'legionella' em pavilhão escolar
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Paredes, no distrito do Porto, admitiu hoje ter sido detetada, na segunda-feira, a bactéria 'legionella' no pavilhão da escola básica 2,3 da cidade, garantindo, porém, que "os alunos e os atletas nunca estiveram em perigo".

"Os alunos e os atletas nunca estiveram em perigo. Esta situação deve-se principalmente ao facto de a infraestrutura ter estado parada, antevendo essa possibilidade, foram reforçadas as análises e assim que a informação nos chegou foi de imediato comunicado à escola e à delegação local de saúde pública e ao União Sport Clube de Paredes", lê-se num esclarecimento enviado à Lusa pela autarquia socialista.

Ainda segundo o município, "foram suspensas as atividades e a câmara diligenciou com o clube uma solução para a prática do Hóquei em Patins e do Futsal".

A posição de Paredes ocorre depois de o PSD local ter questionado, em comunicado, se a "a legionella voltou a atacar Paredes".

"Alexandre Almeida [presidente da câmara] é, de facto, um mau gestor autárquico. Ao fim de quatro anos de mandato ainda não conseguiu aprender com os seus próprios erros. Continua a colocar em perigo os munícipes, jovens e menos jovens, na saúde devido à presença da bactéria da legionella, desta vez no pavilhão municipal que dá apoio à escola EB 2/3 em Paredes, colocando em perigo não só os jovens estudantes, bem como os praticantes de hóquei em patins, que agora têm que praticar a sua modalidade em Penafiel", refere Ricardo Sousa, presidente da comissão política do PSD de Paredes.

O partido recorda o caso de 'legionella' ocorrido no complexo desportivo (piscinas e ginásio) Rota dos Móveis, em Recarei, e a "situação análoga, passados poucos meses, nos centros escolares de Recarei e de Mouriz".

"Paredes é agora conhecida como a capital da legionella", lamenta o dirigente social-democrata.

Sobre este caso no estabelecimento de ensino da sede do concelho, denunciado hoje pelo PSD, a câmara alega que "a escola dispõe de um plano de prevenção e controlo da legionella e que a autarquia, em articulação com a escola, reforça esse programa e faz análises também.

Recorda-se, ainda, que "os balneários do pavilhão devido à pandemia, não têm sido utilizados, pelos alunos e as atividades desportivas estavam suspensas",

"Com o arranque das mesmas, continuava a ser proibido o uso dos balneários e as análises foram feitas atempadamente", acrescenta a autarquia.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.