Info

Porto Canal vai ser o palco das festas de S. Pedro da Póvoa de Varzim

Porto Canal vai ser o palco das festas de S. Pedro da Póvoa de Varzim
autarquia póvoa de varzim
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, não vai este ano organizar nem autorizar eventos na via pública nas tradicionais festas de S. Pedro, anunciou hoje o presidente da autarquia. A medida foi tomada no âmbito das restrições provocadas pela pandemia de covid-19, que limitam as aglomerações de pessoas no espaço público, tendo a Câmara articulado com um canal televisivo a transmissão de dois programas para "manter vivas as tradições".

"Face à situação pandémica não haverá ajuntamentos informais na via pública e teremos de festejar o S. Pedro em casa, com um grupo restrito. Assim, à hora de jantar, no dia 28 junho, vamos ter duas transmissões no Porto Canal onde serão divulgadas das nossas tradições", explicou o autarca Aires Pereira.

O presidente da Câmara explicou que este "é o modelo possível para este ano" e sublinhou que as associações dos bairros da cidade, que juntamente com a autarquia desenvolvem os festejos de S. Pedro, irão participar neste formato alternativo, através da televisão.

"Haverá um programa dedicado às tradições de cada bairro e um outro dedicado com espetáculo das rusgas [atuação musical e de dança], onde todas as associações vão participar. É importante manter as pessoas envolvidas, mesmo sendo um modelo diferente, para que a tradição não se perca", acrescentou.

O autarca garantiu que o município irá suportar os custos de testagem à covid-19 a todos os elementos que vão participar nos programas televisivos, fazendo a despistagem, de forma regular, desde os ensaios até à atuação final.

As festas em honra de S. Pedro, que assinalam entre 28 e 29 de junho, são as mais emblemáticas celebrações populares da Póvoa de Varzim, envolvendo todo o concelho e atraindo milhares de visitantes de todo o país.

Já em 2020, devido à pandemia de covid-19, todos os tradicionais eventos foram cancelados além de proibidos os ajuntamentos na via pública.

Em Portugal, já morreram 16.973 pessoas com covid-19 dos 835.563 casos de infeção confirmados, segundo a Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Incêndio destrói parte do telhado do Palácio da Justiça no Porto. Veja as imagens

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, por volta das 15h33, no Campo dos Mártires da Pátria, na cobertura do Palácio da Justiça, no Porto, fazendo com que o edífício fosse evacuado e acabou por destruir parte do telhado. Em declarações aos jornalistas, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, afirmou que "o incêndio está estabilizado e a preocupação princpial foi retirar todos os presentes do interior".

Atualizado 23-07-2021 16:20

Pinto da Costa afirma que o Governo e DGS "estão a matar o futebol"

O Presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, acusou o Governo e a DGS de estarem a "a matar o futebol", em declarações ao Porto Canal. O Presidente dos 'Dragões' afirma que "se pudesse importava os líderes das ilhas portuguesas para Portugal".

António Costa marca presença na apresentação das Carruagens da CP e afirma que "95% de incorporação é nacional"

O Primeiro-Ministro, António Costa, marcou presença, na manhã desta sexta-feira, na apresentação das novas Carruagens da CP, em Matosinhos, e explicou que "em cada uma das carruagens reabilitadas há 95% de incorporação nacional".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.