Porto Canal vai ser o palco das festas de S. Pedro da Póvoa de Varzim

Porto Canal vai ser o palco das festas de S. Pedro da Póvoa de Varzim
autarquia póvoa de varzim
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, não vai este ano organizar nem autorizar eventos na via pública nas tradicionais festas de S. Pedro, anunciou hoje o presidente da autarquia. A medida foi tomada no âmbito das restrições provocadas pela pandemia de covid-19, que limitam as aglomerações de pessoas no espaço público, tendo a Câmara articulado com um canal televisivo a transmissão de dois programas para "manter vivas as tradições".

"Face à situação pandémica não haverá ajuntamentos informais na via pública e teremos de festejar o S. Pedro em casa, com um grupo restrito. Assim, à hora de jantar, no dia 28 junho, vamos ter duas transmissões no Porto Canal onde serão divulgadas das nossas tradições", explicou o autarca Aires Pereira.

O presidente da Câmara explicou que este "é o modelo possível para este ano" e sublinhou que as associações dos bairros da cidade, que juntamente com a autarquia desenvolvem os festejos de S. Pedro, irão participar neste formato alternativo, através da televisão.

"Haverá um programa dedicado às tradições de cada bairro e um outro dedicado com espetáculo das rusgas [atuação musical e de dança], onde todas as associações vão participar. É importante manter as pessoas envolvidas, mesmo sendo um modelo diferente, para que a tradição não se perca", acrescentou.

O autarca garantiu que o município irá suportar os custos de testagem à covid-19 a todos os elementos que vão participar nos programas televisivos, fazendo a despistagem, de forma regular, desde os ensaios até à atuação final.

As festas em honra de S. Pedro, que assinalam entre 28 e 29 de junho, são as mais emblemáticas celebrações populares da Póvoa de Varzim, envolvendo todo o concelho e atraindo milhares de visitantes de todo o país.

Já em 2020, devido à pandemia de covid-19, todos os tradicionais eventos foram cancelados além de proibidos os ajuntamentos na via pública.

Em Portugal, já morreram 16.973 pessoas com covid-19 dos 835.563 casos de infeção confirmados, segundo a Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.