Criança de cinco anos fica sem um dedo depois de ser mordida por macaco em Gaia

Criança de cinco anos fica sem um dedo depois de ser mordida por macaco em Gaia
| Norte
Porto Canal

Uma criança de cinco anos ficou sem um dedo, depois de ser mordida por um macaco na manhã desta sexta-feira, no Zoo de Santo Inácio, em Avintes, Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto das autoridades.

O Zoo de Santo Inácio enviou ao Porto Canal um comunicado a relatar o sucedido:

Acidente ocorrido no Zoo Santo Inácio durante a manhã desta sexta-feira, 09 de abril

Durante a manhã desta sexta-feira, 09 de abril, pelas 11 horas ocorreu um acidente envolvendo uma criança e um macaco, no Zoo Santo Inácio.

De imediato, a direção do Zoo Santo Inácio chamou ao local as autoridades de saúde, de modo a assistir a criança e apurou os contornos do acidente, tendo verificando que as normas de segurança teriam sido quebradas, na medida em que o animal estava a ser alimentado pelos visitantes.

O acidente ocorreu quando a criança estava a dar amendoins a um macaco e acabou por ser mordida na ponta do dedo, tendo sido prontamente assistida.

O Zoo Santo Inácio está solidário com a família, com quem se mantém em constante contacto e está a acompanhar de perto a evolução do acontecimento, sabendo que a criança se encontra estável.

Depois de várias vezes contactado quanto ao futuro dos animais, o Zoo Santo Inácio esclarece que nada lhes irá acontecer, mantendo a continuidade de todos os cuidados pelos tratadores e equipa veterinária, garantindo o seu bem estar.

O Zoo Santo Inácio adianta, ainda, que os planos de segurança dos parques zoológicos são criados tendo em conta a categoria de risco das espécies, como tamanho, rapidez ou mordedura, mas também o tipo de instalação onde se encontram existindo inclusivamente vários avisos que alertam os visitantes para as medidas de segurança a cumprir, nomeadamente não alimentar, nem tocar nos animais. Todos os planos implementados têm como objetivo garantir, em todos os momentos, a segurança dos tratadores, dos animais e dos visitantes.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.