Sindicato critica o artigo “Cabelo, barba e adornos” dos Bombeiros Sapadores de Braga

| Norte
Porto Canal

O Regulamento Interno dos Bombeiros Sapadores de Braga está a ser alvo de críticas por causa de um artigo que põe em causa os direitos individuais dos trabalhadores. Ricardo Cunha, Dirigente do Sindicato Nacional dos Bombeiros, diz que “a Câmara deveria ter outras preocupações” e que “todos temos a liberdade de ter a nossa própria imagem”.

Em causa está o artigo “Cabelo, barba e adornos” que é visto pelo Sindicato como um atentado aos direitos individuais dos trabalhadores. O artigo em questão refere que, em relação às mulheres, o cabelo não deve ultrapassar a base do colarinho da camisa e em relação aos homens, estipula que o uso de barba não pode prejudicar a utilização de equipamentos, nomeadamente os de proteção individual. Já quanto ao uso de fios, adornos exteriores, pulseiras, anéis, brincos e ‘piercings’, o regulamento diz que não pode pôr em causa a segurança dos profissionais e do público.

O Vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, afirma que “o objetivo é salvaguardar o interesse, segurança e saúde dos bombeiros e da própria população”.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).