Sete concelhos do país em risco "máximo" de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jun (Lusa) -- Sete concelhos de Portugal continental estão hoje sob risco "máximo" de incêndio e 54 apresentam risco "muito elevado", informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O distrito de Viseu tem dois concelhos (Cinfães e São Pedro do Sul) em risco "muito elevado" de incêndio e o distrito de Castelo Branco tem um (Vila de Rei).

No distrito de Aveiro, estão em risco "muito elevado de incêndio" os concelhos de Arouca e Castelo de Paiva e no distrito de Santarém, os concelhos de Mação e Sardoal.

O riscofeito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco e uma pequena subida da temperatura mínima. Prevê ainda uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, no Alentejo e na região do vale do Tejo.

Para o arquipélago da Madeira, prevê-se céu geralmente muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul. Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo.

Já nos Açores, no grupo ocidental, o céu terá períodos de céu muito nublado e nos grupos central e oriental podem ocorrer aguaceiros fracos.

. As temperaturas máximas atingirão os 28 graus celsius em Lisboa, 30 em Faro e 24 no Porto, em Santa da Cruz da Flores, em Ponta Delgada e 25 graus em Angra do Heroísmo, Horta e Funchal.

HN // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.