Protestos receberam Governo em Alcobaça à entrada para Conselho de Ministros

Protestos receberam Governo em Alcobaça à entrada para Conselho de Ministros
| Política
Porto Canal

Cerca de meia centena de pessoas gritaram hoje palavras de protesto contra o Governo, à entrada para o mosteiro de Alcobaça, onde esta tarde decorre uma reunião informal do Conselho de Ministros.

"Demissão/Demissão" e "Está na hora, está hora de o Governo ir embora" foram algumas das frases proferidas pelos manifestantes, alguns dos quais exibiam cartazes a apelar à adesão na greve geral de 27 de junho.

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, foram os primeiros membros do Governo da coligação PSD/CDS-PP a chegar ao Mosteiro de Alcobaça, depois das 14:05.

Um pequeno grupo de manifestantes, que alargou para cerca de meia centena, aguardava a chegada de outros ministros numa esplanada em frente do Mosteiro de Alcobaça cerca das 14:15, quando se aperceberam da presença do ministro Adjunto Miguel Poiares Maduro, após o que levantaram pequenos cartazes com palavras de protesto.

Perto das 15:00, chegou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que recebeu a maior vaia, enquanto a chegada do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, registou-se oito minutos depois, também sob um coro de protestos.

"Estamos aqui para mostrar a disposição dos trabalhadores para continuar a luta contra esta política", afirmou à Lusa um dos manifestantes, que disse integrar a União dos Sindicatos de Leiria.

Ao grupo inicial dos manifestantes foram-se juntando outras pessoas, que recebiam com assobios e vaias os ministros.

Os manifestantes estão concentrados por trás de grades de proteção, a alguma distância da entrada do Mosteiro de Alcobaça.

Do lado de dentro do perímetro está a orquestra Típica e Coral de Alcobaça, que executa peças musicais quando os ministros chegam ao local.

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.