Autarca sublinha papel da Universidade na relação entre os povos

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 22 jun (Lusa) -- O presidente da Câmara de Coimbra considera que a inscrição da Universidade de Coimbra na lista de Património Mundial da Humanidade "é o reconhecimento da importância" da instituição na "relação entre os povos".

João Paulo Barbosa de Melo, que integrou a comitiva portuguesa que se deslocou ao Camboja para participar na reunião do Comité de Património da UNESCO (que decorre naquele país entre 17 e 26 de junho), também sublinha o facto de o comité da candidatura da 'Universidade de Coimbra Alta e Sofia' ter sido aprovada por unanimidade.

"A candidatura foi aprovada pela unanimidade e de forma entusiástica pelos 21 países que integram o comité", salientou, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Coimbra.

Embora existissem "recomendações no sentido da candidatura só ser aprovada no próximo ano", os membros do comité fizeram questão de "inscrever já a Universidade de Coimbra" na lista de Património da Humanidade, realçando, designadamente, "o papel que a instituição tem desempenhado nas relações entre os povos".

"O facto de a decisão ter sido tomada já surpreendeu, de algum modo", a comitiva portuguesa, que admitia que a candidatura só viesse a ser aprovada no próximo ano, adiantou João Paulo Barbosa de Melo.

"Agora começa o resto", isto é, "temos o desafio de saber preservar e reabilitar este património", afirmou o autarca, manifestando-se "extremamente feliz" com a decisão da UNESCO.

Com esta distinção, a Universidade de Coimbra tornou-se hoje no 16.º local em Portugal classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade

Além da Universidade de Coimbra, integram a lista os centros históricos de Angra do Heroísmo, Évora, Porto e Guimarães.

Portugal tem ainda como património mundial o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, bem como o Convento de Cristo, em Tomar.

Portugal conta igualmente com a Paisagem Natural de Sintra, os sítios pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa e de Siega Verde, a Floresta Laurissilva da Madeira, o Alto Douro Vinhateiro, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e a maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, como património mundial da UNESCO.

JEF/SSS // SO

Lusa/FIM

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.