Rui Moreira diz que CNE "é dos órgãos que podiam perfeitamente ser dispensados"

Rui Moreira diz que CNE "é dos órgãos que podiam perfeitamente ser dispensados"
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) "é dos órgãos que podiam perfeitamente ser dispensados" no âmbito de uma reforma do Estado.

O autarca fez essa declaração em plena Assembleia Municipal, noite de segunda-feira, em resposta à CDU e a propósito de mais um episódio da "guerra" entre esta força política" e os serviços camarários por causa da propaganda eleitoral, que, aliás, vem já do tempo do executivo anterior, chefiado por Rui Rio.

O deputado da CDU Belmiro Magalhães acusou o atual executivo de "arranjar problemas", uma vez que Rui Moreira disse, noutra sessão, que o Código Regulamentar do Município "está suspenso" e o que aconteceu recentemente foi que os serviços municipais retiraram "pendões" daquela coligação entre o PCP e "Os Verdes".

Belmiro Magalhães referiu que se tratou de uma "situação inaceitável", porque "fere a Constituição, e incompreensível, porque vai contra a palavra dada por Rui Moreira".

A Câmara alegou então que alguns pendões tapavam a sinalização de trânsito e, portanto, punham em causa a segurança rodoviária, mas o deputado contrapôs que "a Câmara inventou problemas".

A CDU queixou-se à CNE e esta disse à Câmara para repor a propaganda retirada. Belmiro Magalhães disse que "quer um compromisso de Rui Moreira" de que já hoje será recolocada a propaganda removida pelos serviços municipais.

Rui Moreira respondeu, realçando que decidiu suspender a aplicação do regulamento "durante os próximos 30 dias" devido à campanha para as eleições europeias, agendada para dia 25.

O autarca criticou depois a CNE, porque "não quis ouvir os argumentos, bons ou maus, da Câmara", considerando que a entidade feriu assim um "princípio democrático".

"A CNE é dos órgãos que podiam perfeitamente ser dispensados" no quadro de uma reforma do Estado, sustentou Rui Moreira. "A CNE tem que ouvir sempre o município", reforçou.

Para Gustavo Pimenta, do PS, a propaganda eleitoral "é um problema delicado" e por isso "as forças políticas têm que ter alguma contenção" na forma como a usam.

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.