Empresa tecnológica constrói sede com dois mil pneus em Póvoa de Lanhoso

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Lanhoso, 13 mai (Lusa) - Dois milhares de pneus usados vão ser utilizados na construção da sede da tecnológica Plako, em Póvoa de Lanhoso, um edifício que se pretende com "impacto zero" para o meio ambiente, foi hoje anunciado.

O diretor executivo da empresa, Moisés Campos, disse à Lusa que o investimento ascenderá a 230 mil euros e irá permitir o aumento do número de postos de trabalho.

"Temos oito trabalhadores neste momento, mas pensamos chegar aos 25, dentro de três ou quatro anos", referiu.

Denominado "Utopia", o edifício será construído com recurso à reutilização de pneus usados, recorrendo a uma técnica de construção desenvolvida pelo eco arquiteto americano Michael Reynolds.

Uma opção que, como sublinhou Moisés Campos, se traduzirá numa redução de 70% das emissões de carbono e em níveis de eficiência energética superiores aos materiais de construção tradicionais.

Será suspenso em pilares, para reduzir a impermeabilização dos solos, e estará rodeado por uma mancha de árvores de espécies autóctones de folha caduca, localizadas de forma a permitir a passagem do sol para aquecimento no inverno e a sombra nos meses quentes.

Haverá ainda uma horta e um pomar capazes de satisfazer "grande parte" das necessidades da cantina, com recurso a técnicas de agricultura biológica.

O projeto prevê ainda a reutilização das águas pluviais, aquecimento de águas a partir da energia solar, microgeração, reciclagem e domótica.

"Sempre tivemos uma forte preocupação com o meio ambiente", garantiu Moisés Campos, que apontou, como exemplo, o facto de cada trabalhador ter na empresa a sua garrafa de vidro para a água, devidamente pintada pelas crianças de uma escola.

"Evita-se, assim, a utilização de garrafas de plástico", referiu.

A nova sede, cujo "primeiro pneu" foi lançado na sexta-feira, com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, estará pronta em 2015.

Atualmente, a Plako está instalada na antiga escola primária de Ferreiros, também em Póvoa de Lanhoso, que foi transformada em incubadora de empresas.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.