Brasil detém português processado por fraude pelas autoridades belgas

| País
Porto Canal com Lusa

Brasília, 01 mar 2021 (Lusa) - Um cidadão português, processado na Bélgica por vários crimes de fraude, foi detido no município brasileiro de Jataizinho, no estado do Paraná, após um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal, adiantaram hoje à Lusa fontes policiais.

Em declarações à agência Lusa, o delegado da Polícia Federal (PF) brasileira Kandy Takahashi indicou que a detenção preventiva do português, de 37 anos, cuja identidade não foi revelada, ocorreu no domingo e faz parte de um processo de extradição pedido pela justiça belga.

"De acordo com o pedido judicial, o alvo do mandado foi processado pelas autoridades da Bélgica pela prática dos crimes de fraude, falsificação de documentos e fraude na internet", indicou a PF.

As autoridades frisaram ainda não haver informações de que o investigado tenha praticado crimes da mesma natureza no Brasil.

Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva, o homem português foi encaminhado ao 4.º Distrito Policial em Londrina, no Paraná.

O delegado Kandy Takahashi explicou que o português cooperou com as autoridades e que agora tramitará o seu processo de extradição para a Bélgica.

"O Ministério das Relações Exteriores da Bélgica irá instruir o processo de extradição, apresentar os factos que o cidadão praticou em território belga, e isso irá servir para os juízes decidirem se é caso, ou não, de extraditarem o português", concluiu Takahashi.

MYMM // JH

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).