PRR: Beiras e Serra da Estrela diz que Governo promove "discussão pública de farsa"

| Política
Porto Canal com Lusa

Guarda, 26 fev 2021 (Lusa) - O presidente da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela disse hoje que o Governo está a promover uma "discussão pública de farsa" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e lamentou que os municípios não tenham sido ouvidos.

"É uma discussão pública de farsa. É uma discussão pública para satisfação do Governo, mas que, na verdade, não é em nada de discussão pública. Por uma simples razão: desde logo, os municípios, enquanto autoridades que no território, ao longo destes anos, têm sido as entidades que têm executado os diferentes programas comunitários, que têm sido fundamentais para a recuperação e a própria dinamização dos territórios, neste plano, estão completamente postas à margem", disse à Lusa Luís Tadeu.

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), que é também o presidente da Câmara Municipal de Gouveia, referiu que, no processo, também "as próprias Comissões de Coordenação são postas à margem".

"Tudo é, pode dizer-se, concentrado numa determinada visão que o Governo tem do país, para o país. Pergunta-se é se essa visão que o Governo tem é aquela que se adequa ao país real que temos", referiu.

E acrescenta: "E aí é que as coisas dão para o torto, é que esta visão que o Governo apresenta para o país, de facto, não é para o país, é para partes do país. É para as Áreas Metropolitanas. É para Lisboa, e a grande Área Metropolitana de Lisboa, é para o Porto, e a grande Área Metropolitana do Porto, é para a Madeira e é para os Açores. O resto do território não tem, efetivamente, relevância nenhuma neste programa".

Por isso, segundo o autarca, a participação num "pressuposto processo" de discussão pública é "participar na farsa que o mesmo constitui".

O presidente da CIM-BSE observa, ainda, que "quando praticamente metade das verbas são logo consumidas e reservadas para o próprio Estado, não para o território, e não envolvendo as autoridades que localmente executam os programas, o país é pensado de uma forma centralista, o que é curioso, porque vem clarificar a verdadeira visão de descentralização do Governo".

"É um Governo de incoerências. É um Governo que enche a boca para falar de descentralização de competências", aponta.

Na opinião do presidente da CIM-BSE, os fundos que se avizinham "não vão ser fator para recuperação" dos territórios mais desfavorecidos, nem para "tornar o país mais coeso".

Luís Tadeu lembra que, "em devido tempo", a CIM-BSE apresentou "aqueles que eram os seus propósitos" e o seu projeto principal estava relacionado com a capacitação digital do território e a utilização das novas tecnologias.

O projeto "âncora" da CIM-BSE possui diferentes ramificações, nomeadamente no âmbito da recuperação do imobiliário para a sua disponibilização a atuais ou novos residentes, acolhimento empresarial e apoio às empresas, reforço do regadio no território, floresta e proteção contra incêndios.

 

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.