Detetados dez infetados por Covid-19 em instituição de Viana do Castelo com 231 pessoas

Detetados dez infetados por Covid-19 em instituição de Viana do Castelo com 231 pessoas
| Norte
Porto Canal com Lusa

diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse hoje que os testes de despiste à covid-19 realizados a 231 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram na deteção de 10 infetados.

"Os testes foram realizados no domingo a todos os 144 utentes e 87 funcionários. Na segunda-feira, cerca das 20:00, chegaram os resultados: oito utentes e dois funcionários estão infetados", informou hoje à agência Lusa António Morgado.

Segundo o responsável, os utentes infetados foram colocados numa ala da casa.

“Nesta altura, a informação que tenho é que ainda não houve necessidade de transferir ninguém para o hospital", especificou.

O lar da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, situado no centro da cidade, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal, tem capacidade total para receber 150 utentes, sendo que atualmente acolhe 144, "três admitidos na semana passada após apresentarem teste negativo e terem cumprido o período de quarentena".

"O mal foi não terem vacinado o nosso lar em devido tempo. Se tivessem feito isso, o nosso lar e outros que são muito grandes e acolhem muitos utentes estariam mais protegidos. Uma instituição com poucas pessoas até é relativamente fácil de controlar a propagação, agora, numa como a nossa, com 144 utentes e 87 funcionários, é outra coisa. Não sei o que lhe diga", disse António Morgado.

Em 14 de janeiro foram detetados três casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 numa equipa de funcionários que operava em espelho [horários desfasados] que trabalha na lavandaria da instituição.

Nessa altura, António Morgado adiantou que, "em setembro de 2020, a utente mais idosa da instituição, hoje com 106 anos, teve de receber tratamento hospitalar na unidade de Braga e quando veio estava infetada com covid-19, e recuperou".

O lar da Caridade tem utentes com "muita idade", sendo que, além daquela idosa, há ainda "mais três utentes que têm mais de 100 anos e 42 com mais de 90 anos".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.