Detetados dez infetados por Covid-19 em instituição de Viana do Castelo com 231 pessoas

Detetados dez infetados por Covid-19 em instituição de Viana do Castelo com 231 pessoas
| Norte
Porto Canal com Lusa

diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse hoje que os testes de despiste à covid-19 realizados a 231 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram na deteção de 10 infetados.

"Os testes foram realizados no domingo a todos os 144 utentes e 87 funcionários. Na segunda-feira, cerca das 20:00, chegaram os resultados: oito utentes e dois funcionários estão infetados", informou hoje à agência Lusa António Morgado.

Segundo o responsável, os utentes infetados foram colocados numa ala da casa.

“Nesta altura, a informação que tenho é que ainda não houve necessidade de transferir ninguém para o hospital", especificou.

O lar da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, situado no centro da cidade, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal, tem capacidade total para receber 150 utentes, sendo que atualmente acolhe 144, "três admitidos na semana passada após apresentarem teste negativo e terem cumprido o período de quarentena".

"O mal foi não terem vacinado o nosso lar em devido tempo. Se tivessem feito isso, o nosso lar e outros que são muito grandes e acolhem muitos utentes estariam mais protegidos. Uma instituição com poucas pessoas até é relativamente fácil de controlar a propagação, agora, numa como a nossa, com 144 utentes e 87 funcionários, é outra coisa. Não sei o que lhe diga", disse António Morgado.

Em 14 de janeiro foram detetados três casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 numa equipa de funcionários que operava em espelho [horários desfasados] que trabalha na lavandaria da instituição.

Nessa altura, António Morgado adiantou que, "em setembro de 2020, a utente mais idosa da instituição, hoje com 106 anos, teve de receber tratamento hospitalar na unidade de Braga e quando veio estava infetada com covid-19, e recuperou".

O lar da Caridade tem utentes com "muita idade", sendo que, além daquela idosa, há ainda "mais três utentes que têm mais de 100 anos e 42 com mais de 90 anos".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.