2500 peregrinos de Barcelos vão "invadir" Santiago de Compostela

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 21 jun (Lusa) - O concelho de Barcelos vai "invadir" Santiago de Compostela a 30 de junho, levando àquela cidade galega 2,500 "peregrinos", 70 dos quais irão a pé e os restantes de autocarro, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, esta será uma oportunidade para "consciencializar para a importância" dos Caminhos de Santiago e para projetar internacionalmente o nome daquele município minhoto.

A 30 de junho, será inaugurado no Salón de los Peregrinos, em Santiago de Compostela, a exposição "Barcelos no Caminho de Santiago: uma visão artística e cultural".

Barcelos levará ainda até à Galiza uma banda musical, ranchos folclóricos, música celta, teatro, artesanato e produtos locais.

A 23 de junho, partirão de Barcelos cerca de 70 pessoas, de diversas freguesias do concelho, que peregrinarão até Santiago de Compostela.

No domingo seguinte, será a vez de 40 autocarros rumarem desde Barcelos até àquela cidade galega.

De acordo com dados hoje facultados à Lusa, Barcelos está cada vez mais na rota dos peregrinos.

Em abril de 2010, a Câmara de Barcelos abriu um albergue que, nesse ano, recebeu 2388 peregrinos, número que se elevou para 3463 no ano seguinte e para 3667 em 2012.

Este ano, até março, já ali tinham pernoitado 1.598 caminheiros.

São oriundos de mais de 60 países, praticamente de toda a Europa, mas há também registos de proveniências como Hong Kong, Indonésia ou Filipinas.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.