Crivo ambiental manda atenuar ruído e impacto visual de novo terminal em Leixões

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 27 jan 2021 (Lusa) -- A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu um parecer positivo ao novo terminal de contentores do porto de Leixões, mas condicionado à mitigação de ruídos e de impactos visuais negativos na zona balnear de Matosinhos.

O "parecer positivo condicionado" ao projeto da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a que agência Lusa teve hoje acesso, elenca medidas como a criação de faixas de espaços verdes de enquadramento, no limite das áreas funcionais do novo terminal, e da Via de Cintura Portuária, para atenuar "impactes visuais negativos que podem ser significativos ou muito significativos, em especial sobre a praia de Matosinhos e sua marginal".

O objetivo, acrescenta, é criar uma barreira que, mesmo que parcialmente, "contribua para a efetiva amenização das estruturas construídas".

Numa alusão à poluição sonora esperada em fase de obra, o parecer ambiental observa que a administração portuária "deverá garantir que as operações mais ruidosas que se efetuem na proximidade de habitações se restrinjam ao período diurno e nos dias úteis".

Deve impor-se também que o acesso à obra se faça apenas pela rede viária interna da área portuária e restringir-se o transporte de materiais para os trabalhos durante as horas de ponta da manhã e da tarde.

Ainda na fase de construção, "recomenda-se, se possível, a colocação de uma barreira de contentores marítimos junto à vedação da área de intervenção dos terraplenos, com vista criar um efeito barreira à propagação de ruído para o exterior do porto".

Já na fase de exploração, "recomenda-se a colocação de uma barreira de contentores marítimos vazios ou de barreiras acústicas convencionais" junto à vedação nordeste do porto.

Enquanto decorrerem os trabalhos, avisa o parecer, devem "privilegiar-se em absoluto as atividades dos vários terminais do porto, possibilitando o normal tráfego de embarcações, em especial para o porto de pesca".

O novo terminal de contentores vai ficar na zona do atual terminal multiúsos, "sobrepondo-se parcialmente" ao porto de pesca, que terá de ser reformulado.

Avaliando diversas alternativas propostas para o novo terminal, a APA considera que a denominada "Variante à Alternativa 3" será "a mais vantajosa", tendo em conta aspetos socioeconómicos tidos em conta no estudo de impacte ambiental e os critérios de operacionalidade e de segurança valorizados no estudo prévio.

Esta variante aponta para um terminal com uma frente acostável de quase meio quilómetro (490 metros), mais 130 metros do que a versão base.

Tal opção melhora as condições operacionais do cais do terminal de contentores o que "favorece todos os serviços a prestar ao maior navio de projeto, criando ainda condições para a acostagem em simultâneo de dois navios de dimensões intermédias", sem custos ambientais suplementares.

Mas, "independentemente da alternativa selecionada", os impactes ambientais negativos esperados são, no geral, "pouco significativos" e mais detetáveis na fase de construção do que na de exploração do terminal, atenuam os autores do parecer.

Acrescentam que é um custo compensado por se tratar de uma infraestrutura "que será capaz de gerar impactes sociais e económicos positivos ou muito significativos na região, em termos macroeconómicos, na criação de emprego (direto e indireto), na dinamização do setor portuário e relacionados, entre outros".

O estudo de impacte ambiental da obra prevista para a zona portuária de Matosinhos, distrito do Porto, esteve em consulta pública entre 31 de julho e 10 de setembro, sendo aprovado em 20 de dezembro, de acordo com informações divulgadas na página eletrónica da APA.

A administração portuária de Leixões aponta para um terminal com uma capacidade anual de movimentação no terrapleno de pelo menos 480 mil TEU e uma capacidade de movimentação anual no cais de pelo menos 435 mil TEU.

Cada TEU (siga da expressão inglesa Twenty-foot Equivalent Unit) equivale à capacidade de carga de um contentor de 20 pés (6,096 metros) de comprimento.

O projeto prevê igualmente um terminal Ro-Ro (abreviatura da expressão inglesa "roll on-roll off") para carga geral solta como veículos.

JGJ // ACG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.