Covid-19: Póvoa de Varzim e Vila do Conde encerram vias marginais e passadiços

| Norte
Porto Canal com Lusa

Póvoa de Varzim, Porto, 20 jan 2021 (Lusa) - As Câmaras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, cidades vizinhas do distrito do Porto, decidiram hoje encerrar à circulação pedonal as vias marginais e os passadiços nos concelhos, como medida de combate à propagação da covid-19.

Segundo a autarquia vila-condense, passa a ser "proibida a circulação nos passadiços e na frente de mar, assim como a permanência em espaços públicos de lazer, parques ou jardins", tendo também sido decretada "o encerramento do Parque João Paulo II e das casas de banho públicas".

A Câmara de Vila do Conde, que tem, atualmente, 1.406 novos casos por 100 mil habitantes, contabilizados nos últimos sete dias, integrando a lista dos concelhos de "Risco Extremo", garantiu, ainda, "o reforço do policiamento em todo o território".

Um pouco mais a norte, no município vizinho da Póvoa de Varzim, a autarquia também decidiu "restringir a permanência em espaços públicos, nomeadamente jardins, parques lúdicos e infantis, Parque da Cidade, assim como o acesso aos passadiços e à marginal".

A Câmara da Póvoa de Varzim, que irá articular com a PSP e a GNR para que se reforce a fiscalização do cumprimento destas normas, anunciou, também, "a restrição da circulação rodoviária na Avenida dos Banhos [principal via da cidade na marginal] entre as 08:00 horas de sábado e as 19:00h de domingo".

O município poveiro integra, igualmente, a lista de concelhos em "Risco Extremo", com 1464 novos casos por 100 mil habitantes, registados na última semana.

Portugal registou hoje 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

JPYG // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.