Municípios da Eurocidade do Guadiana assinalam primeiro aniversário

| País
Porto Canal / Agências

Vila Real de Santo António, 08 mai (Lusa) -- O primeiro aniversário da Eurocidade do Guadiana, que se assinala na sexta-feira, 09 de maio, vai ter as comemorações prolongadas pelo mês de maio entre Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte (Espanha).

A Eurocidade do Guadiana, constituída por aqueles três municípios, é um projeto que visa a cooperação institucional transfronteiriça e pretende o fortalecimento da ligação existente através da convergência económica, social, cultural, turística e ambiental, segundo a Câmara de Vila Real de Santo António.

No último ano, os municípios têm desenvolvido projetos com vista à projeção da Eurocidade, como o lançamento de uma agenda comum de eventos e a emissão do cartão do eurocidadão, documento que permite aos residentes daqueles municípios partilhar equipamentos culturais, desportivos e vantagens nas áreas da saúde e mobilidade.

O programa comemorativo arranca às 10:00 de sexta-feira em Ayamonte, com o anúncio do vencedor do concurso de criação da mascote da Eurocidade do Guadiana, uma emissão especial da rádio Eurocidade e a abertura da Feira Andaluza.

Para o mesmo dia estão marcados rastreios gratuitos de audição, colesterol, diabetes e tensão arterial em Vila Real de Santo António, enquanto, ao final da tarde, no Azinhal, Castro Marim, terá início a feira "Terra de Maio".

SCYS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.