Covid-19: Madeira regista número mais elevado de mortos e eleva total para 27

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 16 jan 2021 (Lusa) - A Madeira registou hoje quatro mortes por covid-19, o número diário mais alto desde o início da pandemia, elevando para 27 os óbitos associados à doença, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo também mais 117 casos de infeção.

Entre os mortos, está uma mulher de 38 anos, a vítima mais jovem na região autónoma, que se encontrava internada no Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

A Direção Regional de Saúde esclarece que faleceram também no hospital dois homens, de 69 e 71 anos, e uma mulher de 73 anos no domicílio.

Dos 117 casos positivos reportados hoje, quatro são importados - um proveniente da Região de Lisboa e Vale do Tejo, um de Espanha, um da Suíça e um da Venezuela - e 113 casos de transmissão local, elevando para 3.335 o total de infetados no arquipélago, dos quais 1.509 estão ativos.

"Hoje há mais 107 casos recuperados a reportar e a região passa a contabilizar 1.799 casos recuperados de covid-19", refere a Direção Regional de Saúde.

Em relação ao isolamento dos positivos, 62 pessoas estão numa unidade hoteleira dedicada, 1.376 em alojamento próprio e 71 pessoas encontram-se hospitalizadas, duas nos cuidados intensivos.

"No total, há 540 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades, estando relacionadas com contactos com casos positivos", indica a Direção Regional de Saúde, apontando, também, que 2.244 pessoas estão em vigilância ativa e 5.805 viajante estão monitorizados através da aplicação 'MadeiraSafe'.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos do arquipélago, em vigor desde 01 de julho de 2020, há a reportar um total cumulativo de 148.988 colheitas para teste ao novo coronavírus.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.009.991 mortos resultantes de mais de 93,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.709 pessoas dos 532.416 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

DC // JH

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.