Surto de Covid-19 em dois lares de Vila do Conde faz 88 infetados

| Norte
Porto Canal

Um surto de Covid-19 em dois lares de Vila do Conde fez 88 infetados, entre eles 54 idosos e 34 funcionários, e nove mortes, apurou esta quinta-feira o Porto Canal.

Em causa estão o Lar de Santo António e o Lar da Ordem Terceira de São Francisco, onde foram identificados os surtos por novo coronavirus.

Ao Porto Canal, Pedro Ribeiro, Diretor Técnico do Lar da Ordem Terceira de São Francisco, afirma que "o plano de contingência já foi ativado a partir da primeira testagem positiva para dar resposta", sendo que a instituição "recorreu a contratação privada, e também ao voluntariado que foi cedido pela CM Vila do Conde, que depois conseguiu fazer uma parceria com uma empresa de trabalho temporário que cedeu colaboradores para ajudar nesta situação de grande dificuldade".

Questionado sobre rumores sobre alegadas faltas de condições no lar, Pedro Ribeiro afirma que "negam totalmente essas afirmações e sentem que estão realmente a ser colocados num patamar de exigência muito elevado e esclarecem que têm o apoio da Cruz Vermelha, e relativamente aos utentes têm tido todo o apoio, carinho e disponibilidade dos colaboradores".

De acordo com o Diretor Técnico do Lar da Ordem Terceira de São Francisco, "os utentes são testados passados dez dias, infelizmente estão a dar positivo, o que também não é uma situação alarmante porque os sinais vitais estão controlados, exceto nos hospitalizados. Quanto aos colaboradores positivos houve uma retestagem encaminhada pela Delegação de Saúde, alguns estão a testar positivo novamente, o que significa mais dez dias sem prestar serviços à instituição".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.