Câmara do Porto diz que terreno da Selminho já integra património municipal

Câmara do Porto diz que terreno da Selminho já integra património municipal
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto revelou hoje que já foram realizadas e concluídas as atualizações das cadernetas prediais e registos relativos ao terreno na Arrábida registado como propriedade da Selminho e que o tribunal considerou ser propriedade municipal.

Em resposta à Lusa, a autarquia refere que, tendo, em junho transitado em julgado a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre a propriedade daquele terreno na escarpa da Arrábida, o município recuperou para si a sua titularidade, tendo os já sido realizadas e concluídas "as respetivas atualizações das cadernetas prediais e registos".

No centro da disputa está um terreno na escarpa do Douro, vendido por um casal que o registou por usucapião à imobiliária Selminho, em 2001.

Em maio deste ano, o Supremo confirmou a decisão do Tribunal da Relação do Porto, julgando improcedentes os recursos apresentados, em dezembro, pela Selminho, imobiliária da família do presidente da Câmara do Porto, e pelo casal que em 2001 vendeu à empresa um terreno na Arrábida.

Em outubro de 2019, o Tribunal da Relação do Porto tinha já confirmado a decisão da primeira instância que em janeiro desse ano julgou "nula" a escritura de venda de 2.260 metros quadrados na Arrábida por um casal à Selminho, ordenando o "cancelamento" da sua inscrição na Conservatória do Registo Predial.

Na segunda-feira, numa reação à acusação de prevaricação imputada pelo Ministério Público (MP) ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, no âmbito do processo Selminho, o Bloco de Esquerda (BE) indicava que, "independente do desfecho" do processo-crime, "está por resolver" o acordo que prevê uma indemnização superior a um milhão de euros pelo município à empresa ligada ao presidente da autarquia.

"Está ainda por resolver a situação decorrente do acordo homologado por sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de 10 de julho de 2014, entre a Selminho e o município do Porto, o qual prevê uma indemnização pelo município num valor superior a um milhão de euros".

O BE considera ser "indispensável a iniciativa processual do MP" para revisão da sentença, que "apesar das diligências dos eleitos municipais do BE, ainda não se concretizou".

Hoje em resposta à Lusa, a autarquia refere com o acórdão do Supremo "falha o pressuposto essencial do objeto do compromisso arbitral do acordo assinado entre as partes, pelo que "todos os pedidos da Selminho ficaram irremediavelmente prejudicados, não podendo assim ser executada a transação e o respetivo compromisso arbitral".

No acordo de 2014, no primeiro mandato de Rui Moreira como presidente da autarquia, o município assumiu o compromisso de devolver capacidade construtiva àquele terreno, na Calçada da Arrábida, no âmbito da atual revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), ou recorrer a um tribunal para definir uma eventual indemnização à imobiliária.

A atuação de Rui Moreira no âmbito deste acordo levou o Ministério Público a acusar o autarca de um crime de prevaricação por violar os deveres de legalidade e de imparcialidade em decisões tomadas na gestão de um conflito que opunha, em tribunal, o município à Selminho, imobiliária da sua família.

Na segunda-feira, na reunião do executivo municipal, Rui Moreira, anunciou que vai requerer "de imediato" a instrução do processo em que é acusado de prevaricação, frisando que a acusação "descabida" no caso Selminho não o vai afastar do exercício de funções.

Para o autarca, a acusação, assente em conclusões "completamente falsas" visa manchar o seu bom nome e roubar a sua honorabilidade, "surgindo, objetivamente, no conteúdo, no tempo e no propósito, como uma peça de combate político-partidário".

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.