Surto de legionella no Grande Porto causou 14 mortes em três meses

| Norte
Porto Canal com Lusa

Catorze pessoas morreram no surto de 'legionnella' que afetou a região do Grande Porto no último trimestre deste ano, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

O número total de vítimas mortais devido a complicações associadas à doença foi divulgado pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doença, e confirmado agora pela ARS-N, que no último balanço feito à Lusa, em novembro, tinha assinalado 11 mortes.

A mesma fonte da ARS-N garantiu hoje que, nos hospitais de Matosinhos, Porto e Vila do Conde/Póvoa de Varzim, que tinham recebido 89 doentes infetados, já não há ninguém internado devido a este surto.

A bactéria foi detetada em novembro, nas torres de refrigeração da fábrica de laticínios Longa Vida, em Matosinhos, mas ainda não há dados conclusivos que seja esse o local da origem do surto.

A empresa, que ainda nessa altura desligou preventivamente os equipamentos, garantiu não ter recebido "informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria" nas torres de refrigeração e a origem do surto.

A 29 de novembro, a ARS-N referiu que, "desde que foi suspenso o funcionamento das referidas torres de refrigeração, se verificou uma diminuição acentuada do número de casos de Doença dos Legionários, na referida área geográfica".

O Ministério Público (MP) determinou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella Pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.