TC admitiu definitivamente as 16 listas apresentadas eleições para o Parlamento Europeu

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mai (Lusa) - O Tribunal Constitucional (TC) admitiu definitivamente as dezasseis listas candidatas às eleições para o Parlamento Europeu no dia 25 de maio que tinham dado entrada nos serviços.

As listas definitivamente admitidas de candidatos a deputados ao Parlamento Europeu foram publicadas hoje no 'site' do TC e também se encontram afixadas à porta do Tribunal.

Dois novos partidos vão disputar nestas europeias o seu primeiro ato eleitoral: o MAS (Movimento Alternativa Socialista), registado em julho de 2013, e o LIVRE, o mais recente partido político, registado há menos de um mês no TC.

As eleições de 25 de maio serão mais concorridas dos que as de 2009, onde se apresentaram 13 candidaturas, duas das quais pertencentes a formações políticas entretanto extintas, o Movimento Esperança Portugal e o Movimento Mérito e Sociedade [que deu origem a um outro partido - PLD].

O PAN (Partido pelos Animais e pela Natureza), o PDA (Partido Democrático do Atlântico), o PTP (Partido Trabalhista Português) e o PPV (Portugal pró Vida), que não concorreram em 2009, apresentaram desta vez candidaturas às eleições europeias.

Nas europeias de 25 de maio, o PSD e o CDS-PP apresentam-se coligados, sob a designação "Aliança Portugal". A outra coligação presente nesta eleição é a que junta tradicionalmente o PCP e o PEV em atos eleitorais, CDU.

O BE, PS, POUS, PCTP-MRPP, MPT (Movimento Partido da Terra), PNR (Partido Nacional Renovador), PPM (Partido Popular Monárquico) e PND (Nova Democracia) completam a lista de formações políticas concorrentes.

Portugal elege 21 deputados para o Parlamento Europeu na eleição que decorre no próximo dia 25 de maio.

VAM (SF) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.