MNE do Equador diz que receios de Assange de detenção pelos EUA "têm fundamento"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 21 jun (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador, Ricardo Patiño, considerou hoje que os receios do fundador do Wikileaks, Julian Assange, de ser detido pelos Estados Unidos "têm fundamento", em declarações à Efe em Seul.

"Esta é uma das razões pelas quais lhe demos asilo", afirmou Patiño, a propósito das declarações recentes de Assange, que afirmou que não abandonará a representação equatoriana em Londres até que seja retirado o pedido de extradição da Suécia, devido ao risco de detenção e entrega aos Estados Unidos.

O fundador de Wikileaks cumpriu recentemente um ano de asilo político na Embaixada do Equador na capital britânica para não ser extraditado para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.

Patiño acordou na segunda-feira em Londres com o seu homólogo britânico, William Hague, criar uma comissão conjunta de juristas, com a qual o chefe da diplomacia pretende conseguir um salvo-conduto que permita a Assange viajar para o Equador e aí conseguir asilo político.

"Perguntámos ao Governo britânico até quando o senhor Assange vai estar privado da sua liberdade", comentou o ministro equatoriano, que classificou o seu apoio ao fundador do Wikileaks frente a importantes países como Reino Unido e Estados Unidos como a luta de "David contra Golias".

Ricardo Patiño termina hoje uma visita de quatro dias à Coreia do Sul orientada para elevar a cooperação entre os dois países, especialmente no âmbito comercial.

Esta tarde o ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador, parte para o Vietname, numa viagem que também o levará à Malásia e Singapura.

FV // FV.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.